Peça importante da defesa do Flamengo retoma confiança após erro fatal no Carioca


Titular absoluto da equipe de Dorival Júnior, Léo Pereira vive um momento especial no Ninho do Urubu. O zagueiro acumula boas atuações ao lado de David Luiz e anima a torcida do Flamengo para o fim de 2022. No entanto, a temporada começou abaixo do esperado e atingiu ponto mais crítico na final do Carioca diante do Fluminense - rival neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.

+ Flamengo mantém sonho pelo Brasileirão e tem rodada decisiva antes de data Fifa; veja cenários

O arco de recuperação do camisa 4, porém, impressiona e pode inspirar outros rubro-negros. Desde que chegou ao Flamengo em 2020, Léo Pereira acumulou momentos de instabilidade e jamais teve grande sequência como titular. O "fundo do poço" veio na final do Estadual, quando o zagueiro entrou no lugar de Fabrício Bruno e falhou nos gols do Fluminense, que viria se sagrar campeão.

AdChoicesPUBLICIDADE
As críticas eram muitas, e jogador e clube chegaram a cogitar uma saída para o Cruz Azul, do México. Léo permaneceu no Flamengo, aguardou uma oportunidade e, com Dorival Júnior, ressurgiu. A decisão de ficar provou ser determinante na carreira do zagueiro, que conseguiu dar a volta por cima e se firmou entre os titulares.

CONFIANÇA COM DORIVAL JÚNIOR
Desde que o treinador assumiu, Léo ganhou papel de destaque na equipe do Flamengo. O atleta está no ritmo para superar a temporada com mais jogos pelo clube, já que acumula 31, em comparação com os 35 de 2021. Além disso, o zagueiro também assume papel importantíssimo na saída de bola do time rubro-negro.

+ Flamengo finaliza preparação para jogo contra o Fluminense; veja a provável escalação

O aproveitamento no passe (89%) e nos lançamentos (65%) mostram o quanto Léo ganhou em confiança e nível de jogo. Ele até se arriscou mais no ataque e já marcou duas vezes, fora os dois passes para gol aos companheiros. Na última quarta-feira, o zagueiro atingiu a marca de 100 jogos pelo clube e agradeceu o carinho na volta por cima.

- Não poderia ser mais especial. Muita coisa se passou durante esses 100 jogos. Acredito que ele veio a se concluir de uma maneira muito feliz, a nossa classificação para uma final de Copa do Brasil. Desde que eu cheguei aqui, a gente almeja muito esse título. Então, a gente vai em busca, com certeza. Vamos dar o nosso melhor para conquistar esse título. E muito feliz pelos 100 jogos - disse.

David Luiz e Léo Pereira - Flamengo
David Luiz e Léo Pereira - Flamengo

David Luiz e Léo Pereira fazem a diferença no "time das Copas" (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

+ Após impasse, Flamengo acerta renovação de João Gomes

DUPLA COM DAVID LUIZ

Outro ponto importante da retomada de Léo Pereira pelo Flamengo é o companheiro David Luiz. A dupla encaixou de maneira impressionante com Dorival e tem se completado muito bem. Destro e canhoto, algo que facilita no posicionamento, eles estão invictos na temporada: 11 jogos, 8 vitórias e 3 empates.

E foi justamente com David Luiz que ele começou a formar a já conhecida dupla do "time das Copas". A equipe que é considerada titular foi escolhida a dedo por Dorival Júnior e tem apresentado boas atuações. Ao lado do ex-Chelsea, Léo Pereira só foi vazado quatro vezes.

SEDE DE TÍTULOS
Léo já foi campeão seis vezes pelo Flamengo, das mais diferentes competições: Carioca, Brasileirão, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. No entanto, ao fim deste ano, ele pode se consagrar e conquistar dois títulos que faltam ao currículo: a Copa do Brasil e a Libertadores.

+ Após início discreto, Cebolinha tenta encaixar no Flamengo de Dorival Júnior

Antes de pensar nas finais, no entanto, Léo Pereira deve ser titular na partida deste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Dorival Júnior planeja escalar o "time das Copas" na liga nacional por conta da parada de 10 dias para a Data Fifa. O clássico acontecerá às 16h (de Brasília), no Maracanã. O LANCE! fará a cobertura em tempo real.