Parem de pedir que jogadores protestem na Copa do Mundo, diz Klopp
(Reuters) - Jogadores e tĂ©cnicos nĂŁo devem ser repetidamente solicitados a defender trabalhadores imigrantes e questĂ”es de direitos humanos no Catar, jĂĄ que nada foi feito quando o paĂs recebeu o direito de sediar a Copa do Mundo hĂĄ 12 anos, disse o tĂ©cnico do Liverpool, Juergen Klopp, nesta sexta-feira.
O Catar estĂĄ sob intensa pressĂŁo nos Ășltimos anos por seu tratamento de trabalhadores estrangeiros e por conta de leis sociais restritivas, levando muitas seleçÔes participantes do Mundial a levantarem suas preocupaçÔes, embora o paĂs tenha negado as alegaçÔes de que trabalhadores foram explorados.
No entanto, com o inĂcio do torneio em menos de trĂȘs semanas, Klopp disse que era hora de deixar os jogadores e treinadores se concentrarem em seus trabalhos, em vez de serem porta-estandartes de protestos.
"Não gosto do fato de que agora os jogadores de vez em quando se encontram em uma situação em que precisam enviar uma mensagem", disse o técnico alemão a repórteres.
"(Estamos) agora dizendo aos jogadores: 'vocĂȘ tem que usar esta braçadeira ou, se vocĂȘ nĂŁo fizer isso, nĂŁo estarĂĄ do lado deles. E se vocĂȘ fizer isso, estarĂĄ do lado deles'. NĂŁo, nĂŁo, nĂŁo, sĂŁo atletas", afirmou.
"Ă um torneio que temos que organizar e os jogadores vĂŁo lĂĄ, jogam e fazem o melhor por seus paĂses. Eles nĂŁo tĂȘm nada a ver com as circunstĂąncias. NĂŁo estĂĄ tudo bem para os jogadores".
O Catar Ă© o primeiro paĂs do Oriente MĂ©dio a sediar a Copa do Mundo, mas questĂ”es foram levantadas quando o pequeno paĂs do Golfo Ărabe, que nunca havia se classificado para o torneio antes, recebeu os direitos de sediar em 2010 em um controverso processo de concorrĂȘncia.
"Todos nós deixamos acontecer... estå lå e estå tudo bem. Porque 12 anos atrås, ninguém fez nada. Não podemos mudar isso agora", acrescentou Klopp, que disse que não irå à Copa do Mundo.
"Como isso aconteceu nĂŁo foi certo em primeiro lugar. Mas agora estĂĄ lĂĄ. Agora deixe-os jogar os jogos -- os jogadores e os tĂ©cnicos. NĂŁo coloquem Gareth Southgate constantemente em uma situação em que ele tem que falar sobre tudo. Eu nĂŁo sou um polĂtico, ele nĂŁo Ă© um polĂtico. Ele Ă© o tĂ©cnico da Inglaterra, deixe-o fazer isso", disse.
A Copa do Mundo começa em 20 de novembro e termina em 18 de dezembro.
(Reportagem de Rohith Nair, em Bengaluru)