Para se classificar na Copa do Brasil, Corinthians precisa reverter placar e retrospectos recentes

No ano passado, Atlético-GO foi o vilão corintiano na Copa do Barasil (Foto: Ale Vianna / W9 Press / Lancepress)


Para se classificar à semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians precisa vencer o Atlético-GO por três gols de diferença na noite desta quarta-feira (17), na Neo Química Arena.

+ Willian fora do Timão! Relembre 10 momentos do atleta em sua segunda passagem pelo Corinthians

Derrotado por 2 a 0 no confronto de ida das quartas de final, em Goiânia, há três semanas, o Timão necessita reverter não só placar agregado, como também a realidade ofensiva atual e o histórico recente contra o clube goiano.

Sem vencer há quatro partidas, o Timão não marca gols a duas. Fora que o clube alvinegro precisou dos últimos cinco jogos para ir às redes o mínimo necessário de vezes para, pelo menos, levar a decisão por pênaltis. Foram cinco tentos anotados no período.

Em 51 jogos disputados nesta temporada, o Corinthians venceu apenas quatro vezes por três gols ou mais de diferença: São Bernardo (3 a 0) e Ponte Preta (5 a 0), pelo Campeonato Paulista; Avaí (3 a 0), pelo Brasileirão; e Santos (4 a 0), no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O clube do Parque São Jorge chegou a marcar três gols ou mais em um só jogo em outras três ocasiões: Ituano (3 a 1), pelo Paulistão; Botafogo (3 a 1) e Coritiba (3 a 1), pelo Campeonato Brasileiro. Os dois últimos resultados levariam o confronto a ser decidido nas penalidades.

Outros placares aplicados pelo Timão neste ano que se fossem na circunstância desta noite também levariam a decisão para a marca da cal seriam os triunfos sobre: Boca Juniors-ARG, pela fase de grupos da Libertadores; Portuguesa-RJ, pela terceira fase da Copa do Brasil; e Juventude, no Campeonato Brasileiro. Todos esses jogos foram vencidos pelo Time do Povo por 2 a 0.

Nesta temporada o Corinthians tem 359 gols marcados em 51 partidas, uma média de 1,15 gol por jogo, o que é menos do que a equipe precisa para se classificar nesta noite.

+ Confira a tabela da Copa do Brasil e simule a reta final da competição

RETROSPECTO CONTRA O ATLÉTICO-GO

Tal qual a história do seu padroeiro, para se classificar à semifinal da Copa do Brasil a equipe do Parque São Jorge precisará derrotar o Dragão. No entanto, o retrospecto recente do confronto não é positivo.

Nos últimos nove jogos disputados contra o clube goiano, o Time do Povo só venceu um. Porém, o triunfo aconteceu neste ano, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, no último dia 4 de junho.

Para piorar a situação, o Corinthians tem o histórico de nunca ter vendido o Dragão jogando na sua própria casa.

Desde 2014, quando a Neo Química Arena foi inaugurada, as equipes se enfrentaram quatro vezes no estádio corintiano, com um empate e três vitórias atleticanas.

No ano passado, foi o clube do Centro-Oeste brasileiro responsável pela eliminação do Corinthians na Copa do Brasil, na ocasião ocorrendo na terceira fase. Na ocasião, o Atlético venceu a partida de ida, em Itaquera, por 2 a 0. Já a volta, em Goiânia, terminou empatada sem gols.

Na história, Corinthians e Atlético-GO se enfrentaram 18 vezes, com sete triunfos corintianos, seis atleticanos e cinco empates.