Palmeiras dá pistas de quem pode substituir os desfalques no time titular


O Palmeiras iniciou sua semana de treinos na última quarta-feira, já pensando no duelo com o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Brasileirão-2022. Acontece que Abel Ferreira terá um trabalho grande para montar esse time para o dia 28, no Mineirão. São cinco desfalques titulares para essa partida importante no campeonato. No entanto, o próprio clube já deu indícios de quem serão os substitutos.

GALERIA
> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Nas imagens do treinamento divulgadas na tarde quarta, uma delas chamou a atenção. Poderia até ser a tradicional foto dos vencedores do "rachão" que sempre é postada, mas os jogadores que estavam na imagem formavam uma equipe com 11 e que fazia muito sentido, diferentemente das atividades recreativas, que são times aleatórios.

A equipe que aparece na imagem é a seguinte: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Fabinho, Atuesta e Gustavo Scarpa; Dudu, Breno Lopes e Rony. Uma formação que supre bem os desfalques que Abel terá para o duelo com o Galo. Aliás, o próprio treinador português está suspenso e não poderá estar em campo.

Treino Palmeiras
Treino Palmeiras

Imagem que o Palmeiras apagou (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O fato que contribui para acreditar que esse é um esboço da equipe titular é o clube ter apagado a imagem logo depois de a matéria entrar no ar. Vale destacar que o Verdão publica uma nota de treino com informações e fotos, além de disponibilizar um banco de imagens com registros da atividade do dia. A foto com a suposta escalação titular foi deletada de ambas as plataformas citadas.

Analisando a imagem, algumas modificações parecem óbvias, como as entradas de Luan no lugar de Gustavo Gómez, que está suspenso e convocado para a seleção paraguaia, e a de Marcelo Lomba no lugar de Weverton, que está com a Seleção Brasileira. Não há muitas dúvidas nessas duas posições e esses devem ser os substitutos.

A dúvida mesmo é na montagem do meio-campo, uma vez que Danilo (vermelho direto), Zé Rafael (terceiro amarelo) e Gabriel Menino (terceiro amarelo) estão suspensos, criando a maior dor de cabeça para Abel Ferreira, já que outras duas peças do setor estão indisponíveis, como Jailson e Veiga, que se recuperam de cirurgia.

Dessa forma, pelo que se viu na foto, Abel pensa em um meio-campo com Fabinho, que treina no elenco principal, mas joga pelo sub-20, e com Atuesta, que não é um volante, porém funciona como meio-campista. Embora também sejam opções naturais, pois são aqueles que restaram para a função, seria possível pensar em outras formações, até mesmo com três zagueiros ou uma improvisação.

Surpresa de verdade é a presença de Breno Lopes no lugar de Bruno Tabata. O herói do título da Libertadores de 2020 foi titular em apenas cinco partidas neste ano, sendo a última delas diante do Avaí, no dia 26 de junho, pelo Brasileirão. Foi a única vez que ele saiu jogando no campeonato. Com sua entrada, a tendência é apostar na força e na velocidade do atacante para ajudar na recomposição.

É importante lembrar que foi apenas o primeiro treino do Palmeiras em uma semana "cheia" que o elenco terá para se preparar para o duelo com o Atlético-MG. Muito provavelmente Abel testará outras formações, principalmente agora que essa acabou "vazando". Fato é que foi dado um indício do que o treinador tem pensado para o time.