Palmeiras amplia vantagem na liderança do Brasileirão; rodízio na segunda posição continua

Palmeiras ampliou para mais um ponto a vantagem na liderança do Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


O torcedor do Palmeiras fechou a 26ª rodada do Brasileirão com motivos para sorrir. Isso porque o time de Abel Ferreira conseguiu aumentar a vantagem na liderança depois vencido seu jogo e o Flamengo ter apenas empatado. O fato curioso é que o campeonato tem um novo vice-líder: o Internacional, oito pontos atrás da ponta.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Vindo de três jogos consecutivos sem vencer (três empates), o Verdão entrou na rodada com sete pontos de vantagem para o Fla, então segundo colocado na tabela. A pressão para vencer era grande, principalmente porque Inter (cinco pontos) e Fluminense (seis pontos) haviam vencido seus jogos e diminuíram a distância antes de o Alviverde enfrentar o Juventude, que é o lanterna da classificação.

A vitória por 2 a 1 no Allianz Parque levou o Palmeiras aos 54 pontos, retomando a vantagem para os dois concorrentes, garantindo também que não diminuiria a distância para o Flamengo (poderia cair para quatro pontos), que é considerado o maior desafiante ao título. No entanto, a equipe rubro-negra acabou empatando com o Goiás e viu a vantagem subir de sete para nove pontos para a liderança.

Dessa forma, o Fla não é mais o vice-líder na tabela do Brasileirão, perdendo a posição para o Internacional, que passou a ser o novo perseguidor do Verdão na segunda posição do campeonato com oito pontos de diferença. Há um detalhe curioso nessa mudança, porque o Colorado recebe o Alviverde na última rodada, o que pode tornar o jogo em uma "final" caso a distância até lá diminua para dois pontos.

Mas enquanto o Palmeiras vai assistindo ao número de rodadas cair em contagem regressiva para o título brasileiro, o rodízio de vice-líderes está em ritmo frenético. O Internacional é o sexto segundo colocado diferente durante o "reinado" palmeirense na ponta da tabela. Antes do Colorado, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e Athletico-PR já ocuparam essa posição no período.

O Verdão acumula 17 rodadas consecutivas na liderança do Brasileirão-2022 (18 no total nesta edição) e vai ficar pelo menos mais duas pela vantagem que tem na ponta. O concorrente que chegou mais próximo de encostar no time de Abel Ferreira foi o Timão, que ficou a ponto em três rodadas (10ª, 11ª e 16ª). O rival, aliás, foi o segundo colocado mais constante, com dez rodadas na cola.

Com esse alívio adicional ao término da 26ª rodada, o Alviverde segue com as "12 finais" na cabeça para buscar seu 11º título brasileiro. E o próximo desafio é logo um clássico, no domingo, às 18h30, diante do Santos, no Allianz Parque. Mais uma oportunidade para manter essa vantagem ou até aumentá-la dependendo da combinação de resultados dos concorrente mais próximos na tabela da competição.

Vantagem para o vice-líder rodada a rodada:

10ª rodada - 1 ponto (Corinthians)
11ª rodada - 1 ponto (Corinthians)
12ª rodada - 3 pontos (Corinthians)
13ª rodada - 3 pontos (Corinthians)
14ª rodada - 3 pontos (Corinthians)
15ª rodada - 2 pontos (Athletico-PR)
16ª rodada - 1 ponto (Corinthians)
17ª rodada - 2 pontos (Atlético-MG)
18ª rodada - 4 pontos (Corinthians)
19ª rodada - 4 pontos (Corinthians)
20ª rodada - 4 pontos (Corinthians)
21ª rodada - 6 pontos (Corinthians)
22ª rodada - 9 pontos (Flamengo)
23ª rodada - 8 pontos (Fluminense)
24ª rodada - 7 pontos (Flamengo)
25ª rodada - 7 pontos (Flamengo)
26ª rodada - 8 pontos (Internacional)