Palmeiras de Abel enfrentará quarto técnico do Flamengo e busca feito inédito

Abel Ferreira vai enfrentar o quarto técnico do Flamengo desde que chegou ao Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Neste domingo, no Allianz Parque, Palmeiras e Flamengo se enfrentam para uma chamada "final antecipada" do Brasileirão-2022. O confronto marca o encontro das duas maiores forças do futebol nacional nos últimos anos, cuja rivalidade tem aumentado cada vez mais. Entre tantas peculiaridades desse embate é a chegada de Abel Ferreira, que vai pegar o quarto técnico rubro-negro diferente e quer garantir sua primeira vitória sobre o rival jogando na arena alviverde.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Desde que o treinador português assumiu o Verdão, ele enfrentou o Fla em seis oportunidades por Brasileirão, Supercopa e Libertadores. Tudo isso em um período de pouco mais de um ano. Enquanto Abel foi a constante nesse confronto, do outro lado o comando mudou três vezes, ou seja, foram três técnicos distintos nesse tempo: Rogério Ceni (o mais longevo), Renato Gaúcho e Paulo Sousa (o mais breve).

Essas partidas aconteceram entre janeiro de 2021 e abril de 2022. A série teve início com uma vitória flamenguista por 2 a 0, em Brasília, válida pelo Brasileirão de 2020. Ceni era o técnico naquele jogo, assim como no empate em 2 a 2 na Supercopa (vitória rubro-negra por 6 a 5 nos pênaltis) e no triunfo carioca por 1 a 0, no Maracanã, na primeira rodada do Brasileirão-2021. Abel não venceu no período.

O português, que já era consagrado, vitorioso e já tinha passado por turbulências, continuou no cargo no Palmeiras e recebeu o Flamengo pela primeira vez no Allianz Parque, mas o técnico adversário já era outro: Renato Gaúcho, que saiu vencedor da arena palestrina vencendo por 3 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão-2021.

E aí veio o grande momento de Abel e do Verdão no período: a final da Libertadores em Montevidéu. Um empate no tempo normal e depois vitória na prorrogação com gol de Deyverson deram o bicampeonato seguido da competição ao Alviverde. No Rubro-Negro, a derrota acabou culminando na demissão de Renato Gaúcho.

Sendo assim, a próxima partida entre as equipes já seria obrigatoriamente com um treinador diferente. Em abril de 2022, pela quarta rodada do Brasileirão, o jogo aconteceu no Maracanã e acabou empatado em 0 a 0, o único duelo sem gols entre os times desde 2011. Naquele dia, o Flamengo era comandado por Paulo Sousa, que por sua vez não durou muito e acabou deixando o clube.

Agora, praticamente quatro meses depois, o Fla já tem outro técnico para enfrentar o cada vez mais consolidado Abel Ferreira. O novo oponente do português no banco de reservas é Dorival Júnior, o quarto comandante flamenguista diferente desde que Abel assumiu o Verdão. No período foram seis jogos, com três vitórias rubro-negras, uma vitória palmeirense, dos empates e um título para cada.

Pelo lado palestrino, o objetivo é buscar a primeira vitória sobre o Flamengo atuando no Allianz Parque desde 2017. De lá para cá foram duas derrotas e dois empates. Um resultado positivo neste domingo colocaria o time de Abel Ferreira com 12 pontos de vantagem para a equipe de Dorival Júnior. O Palmeiras é o atual líder do Brasileirão com 48 pontos contra 39 do Rubro-Negro, que é o segundo colocado.

Jogos de Abel Ferreira contra o Flamengo:

21/1/2021 - Flamengo 2 x 0 Palmeiras - Brasileirãoo-2020 (Rogério Ceni)
11/4/2021 - Flamengo 2 (6) x (5) 2 Palmeiras - Supercopa (Rogério Ceni)
30/5/2021 - Flamengo 1 x 0 Palmeiras - Brasileirão-2021 (Rogério Ceni)
12/9/2021 - Palmeiras 1 x 3 Flamengo - Brasileirão-2021 (Renato Gaúcho)
27/11/2021 - Palmeiras 2 x 1 Flamengo - Libertadores-2021 (Renato Gaúcho)
20/4/2022 - Flamengo 0 x 0 Palmeiras - Brasileirão-2022 (Paulo Sousa)
21/8/2022 - Palmeiras x Flamengo - Brasileirão-2022 (Dorival Júnior)