Pablo Maia na zaga e mais: Ceni pode fazer testes no São Paulo contra o Atlético-MG

São Paulo enfrenta o Atlético-MG e o Palmeiras na mesma semana (NELSON ALMEIDA / AFP)


O São Paulo se prepara para uma semana de dois jogos complicados, onde busca superar desafios com perdas no elenco e mostrar que consegue almejar algo maior nesta temporada. Já neste domingo (10), encara o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, enquanto na quinta-feira (14), encontra o Palmeiras pela etapa decisiva das oitavas de final da Copa do Brasil - sendo ambos os jogos fora de casa.

Galeria
> ATUAÇÕES: Luciano mostra protagonismo, e Patrick “joga de terno” em classificação do São Paulo

Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

O Tricolor paulista vem embalado de uma sequência de bons resultados nos últimos confrontos. Além de ter garantido sua primeira vitória como visitante no Brasileiro, contra o Atlético-GO, goleou a Universidad Católica e passou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Porém, o desafio agora é outro.

Contra o Galo, o Tricolor paulista busca se reerguer na tabela do campeonato e se aproximar mais ainda dos primeiros colocados. Para isso, Ceni terá algumas alternativas em mente.

Enquanto a equipe paulista enfrenta a sétima colocação na tabela, com 22 pontos, o adversário está em terceiro lugar, com 27 pontos - dois a menos que o atual líder, Palmeiras.

Com a saída de Sara, que já estava afastado há algum tempo por conta de lesão, novos nomes serão testados para cumprir sua função. O mesmo acontece com Arboleda - que passou por uma cirurgia recente, após sofrer uma ruptura nos ligamentos do tornozelo, mas já realiza tratamento no REFFIS.

- Nunca testei o Reinaldo como terceiro zagueiro, acho que não é muito a característica dele. A função do Sara está muito ligada ao do Patrick e acho que até mesmo o Alisson. São os dois que podem mais desenvolver, Talles tem mais energia é uma função. Sara é um cara com muita energia, mas com outras características. Se houver a perda do Sara, vejo que temos condições de suprir - disse o treinador.

Além das lesões, outro problema vem à tona: os pendurados e suspensos. Ceni não poderá contar com Diego Costa, Léo, Luciano, Rodrigo Nestor e nem com Gabriel Neves, que estarão cumprindo suspensão.

Caso nenhum dos machucados retornem a tempo, serão 14 desfalques para enfrentar o Atlético-MG.

Assim, o setor que mais fica comprometido é o defensivo. Também deverá tomar cuidado com advertências para Patrick, Calleri, Eder, André Anderson, Pablo Maia e Reinaldo - uma vez que todos estão pendurados.

Neste contexto, alguns nomes podem servir de alternativa, principalmente na zaga. Pablo Maia, por exemplo, pode exercer esta função, como já foi demonstrado pelo treinador.

Inclusive, as crias de Cotia devem ser salvação para a defesa são-paulina. Beraldo e Luizão também podem marcar presença, além do veterano Miranda.

Patrick é outro personagem que chama atenção, que atua como um meia ofensivo. Mesmo tendo sido titular em apenas 14 jogos desta temporada, participou de dez gols, sendo quatro marcados e seis assistências. Eleito o melhor jogador do confronto com a Católica, o atleta conquista ainda mais a confiança de Ceni.

Sem Luciano no próximo jogo, Patrick pode ser um dos principais nomes para dialogar com Calleri no ataque.

Somando estas questões estruturais do elenco, mais o fator viagem - já que o histórico do São Paulo fora de casa no Brasileiro não foi bom, Rogério Ceni revelou reconhecer o favoritismo da equipe de Antonio Mohamed.

– De três em três dias sofre fisicamente, ainda mais com viagem no meio. Vamos ter que levar jogo a jogo. Sábado fazer dez minutinhos de treinamento, evitar lesões. Estamos focados para esse jogo de domingo agora. Favoritismo e grande equipe é do Atlético, vamos tentar uma equipe que compita e possa trazer pontos - destacou na última coletiva de imprensa.

É importante pensar no duelo de domingo, mas sem esquecer um inimigo maior: o Palmeiras de Abel Ferreira. Para a Copa do Brasil, o Tricolor paulista conta com um gol de vantagem, porém, encontra a equipe alviverde no Allianz Parque em um dos clássicos mais disputados na quinta-feira (14).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos