OPINIÃO: Palmeiras faz 108 anos escrevendo mais um enorme capítulo de sua história

Palmeiras está em uma das fases mais gloriosas de toda a sua história (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Todo dia 26 de agosto é especial para o torcedor do Palmeiras, uma vez que se trata do aniversário do clube. Em 2022, o Verdão completa 108 anos de uma gloriosa história, que nos últimos anos vem ganhando capítulos cada vez maiores, mais especiais e mais bonitos, reforçando a imagem do gigante que está onde deve estar.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Talvez uma geração mais atual não tenha ideia dos momentos que a torcida palmeirense viveu neste século. Depois de um sonho vivido nos anos 90, com montagens de times estelares, disputando títulos praticamente toda temporada, os anos 2000 e o começo dos anos 2010 foram de altos (médios) e baixos muito baixos, com problemas de todos os tipos e dois rebaixamentos extremamente doloridos.

Apesar de títulos como o Paulista de 2008 e a Copa do Brasil de 2012, a sensação era de insegurança, de não saber o que viria, tanto é que em 2012 veio o segundo rebaixamento. Era difícil ter alguma perspectiva diante do cenário que se apresentava naquele momento. Jogadores de baixo nível contratados, campanhas pífias, humilhações e um quase terceiro rebaixamento em 2014 foram as gotas d'água ali.

Foi aí que Paulo Nobre equacionou os problemas financeiros, a Crefisa chegou e o Allianz Parque começou a funcionar como a "máquina de dinheiro" que se imaginava. De lá para cá o torcedor do Palmeiras voltou a viver as emoções que sempre deveria viver, de protagonista no futebol brasileiro e disputando os maiores títulos.

Mas sem dúvidas a chegada de Abel Ferreira, em 2020, passou a escrever um capítulo ainda maior em toda essa era de reestruturação. Com toda essa base preparada por Nobre, um profissional de altíssimo nível fez uso de tudo isso para tornar o Verdão uma fábrica de empilhar títulos e feitos históricos.

Esses recentes anos da história alviverde talvez já estejam entre os mais brilhantes desde a fundação do clube, que se tornou o maior brasileiro da Libertadores, é favorito em todos os campeonatos que disputa há anos e está muito próximo de aumentar sua galeria de troféus com mais duas conquistas que podem levar a recorde na Liberta e ao reforço na alcunha de "Maior Campeão do Brasil".

Neste aniversário de 108 anos, além de o torcedor comemorar mais um ano de vida de seu clube do coração, é hora de mais uma vez desfrutar tudo isso que está acontecendo, é para poucos, é em poucos momentos, não acontece para qualquer um, apenas para os gigantes, para aqueles que escrevem sua história em vida, que é o que esse Palmeiras de Abel Ferreira tem feito cada vez que joga.