OPINIÃO: Flamengo atinge maturidade e desponta como favorito nas Copas


O São Paulo teve bons momentos na semifinal da Copa do Brasil, mas, quando começou a acreditar que poderia ferir o Flamengo, foi “castigado”. O modo frio e calculista do time, no Rio e em São Paulo, resultou no 4 a 1 agregado. Atingindo a maturidade no momento mais agudo de 2022, a equipe de Dorival Júnior se prova como o rival contra o qual não se pode errar e desponta como favorito nas Copas.

+ Filipe Luís exalta Arrascaeta : 'Poderia estar no Barcelona ou Real'

A maturidade foi demonstrada nos mata-matas contra Athletico e São Paulo e Corinthians e Vélez Sarsfield. Com méritos, o time construiu suas vantagens, fora de casa, em três desses quatro confrontos. De todo modo, os jogos no Maraca desenharam-se de formas distintas e a resposta sempre foi positiva. Seja no bom início do São Paulo, após Lucas Pratto abrir o placar ou com o time de Vitor Pereira no ataque.

Em todas situações, o Flamengo precisou de poucos minutos para, com a posse de bola e dentro de suas características, recuperar o controle da partida. E, quando tem Filipe Luís, João Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabi e Pedro, entre outros tantos, as chances aparecem naturalmente - assim como a eficiência na hora de definir.

A qualidade do elenco e o bom ambiente retomado desde a chegada de Dorival Júnior somam-se à experiência de um elenco que disputou 11 decisões desde 2019. A 'casca" - como destacou Filipe Luís após o 1 a 0 no Maracanã - é mais um fator que reforça este time nas finais.

- Sempre quis conquistá-la (a Copa do Brasil). Quando vesti a camisa do time do meu coração, o Flamengo, sempre tive oportunidade, mas nos últimos anos, não chegamos às finais. Agora estamos aí. Vai ser uma final muito complicada, mas nos sentimos preparados. Vivemos momentos difíceis, que nos deu uma casca para esse momento.

Na Libertadores, o adversário, o local e a data já são conhecidas: será o Athletico, em Guayaquil, em 29 de outubro. Na Copa do Brasil, as finais serão nos dias 12 e 19 de outubro, e a definição do adversário é nesta quinta, com a partida entre Corinthians e Fluminense, na Neo Química Arena. Na ida, no Maracanã, os times empataram em 2 a 2.

O cenário pode mudar rapidamente no futebol, mas, hoje, o Flamengo desponta como favorito independentemente do rival.