De olho no G8, Botafogo revive sequência que levou time ao Z4 no primeiro turno


O confronto com o América-MG, às 11h de domingo, marca o início de uma sequência decisiva para o Botafogo. Isso porque o clube precisa definir o próprio futuro no Brasileirão e encara uma série de cinco adversários contra os quais somou apenas um ponto no primeiro turno - inclusive, chegando ao Z4 da competição.

+ Título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento: veja as chances dos times no Brasileirão

O duelo com o América-MG, inclusive, ainda pela sétima rodada do Brasileirão, marcou o início da primeira sequência negativa de Luís Castro no comando do Botafogo. O treinador havia assumido a equipe na segunda rodada e vinha em boa fase, inclusive vencendo Flamengo e Fortaleza em sequência.

Após o empate em 1 a 1 na Arena Independência, o Botafogo emendou quatro derrotas consecutivas para Coritiba, Goiás, Palmeiras e Avaí. Os resultados fizeram a equipe cair do G4 diretamente para o Z4 na classificação.

Antes do jogo contra o América-MG, o Alvinegro estava em 4º lugar, a dois pontos do líder Corinthians. Cinco tropeços depois, após a derrota para o Avaí, o clube terminou a 11ª rodada na 17ª posição, a cinco pontos do lanterna Fortaleza.

Relembre a sequência:

- 7ª rodada - América-MG 1 x 1 Botafogo
- 8ª rodada - Coritiba 1 x 0 Botafogo
- 9ª rodada - Botafogo 1 x 2 Goiás
- 10ª rodada - Palmeiras 4 x 0 Botafogo
- 11ª rodada - Botafogo 0 x 1 Avaí

Botafogo x Avaí
Botafogo x Avaí

Botafogo terminou a sequência no Z-4 (Foto: Vitor Silva/BFR)

Botafogo vive novo momento e mira G8

As lembranças não são boas, mas o Botafogo inicia a sequência decisiva em momento completamente diferente. A equipe está embalada após vitória sobre o Fortaleza, fora de casa, e precisa manter a boa fase para mirar objetivos mais altos no Brasileirão.

Atualmente, o time está na 13ª posição, com 30 pontos, e se encontra em situação intermediária: está cinco pontos acima do Z4 e cinco pontos abaixo do G8, zona que garante vaga na próxima Libertadores. O jogo contra o América-MG, inclusive, pode encurtar essa diferença para dois pontos.

Sequência de jogos do Botafogo:

- 11/09 - Botafogo x América-MG (Nilton Santos)
- 17/09 - Botafogo x Coritiba (Nilton Santos)
- 28/09 - Goiás x Botafogo (Serrinha)
- 03/10 - Botafogo x Palmeiras (Nilton Santos)
- 06/10 - Avaí x Botafogo (Ressacada)

Uma sequência de vitórias pode levar ao clube à parte de cima da tabela, além de afastar de vez o fantasma do Z4. O primeiro desafio é às 11h deste domingo contra o América-MG, no Nilton Santos. A partida é válida pela 26ª rodada do Brasileiro e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.