O Vasco sobe para a Série A se vencer todas em casa e seguir perdendo fora? Veja as chances

O Vasco tem a quarta melhor campanha como mandante da Série B (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)


Com uma sequência de sete derrotas seguidas jogando como visitante, o Vasco viu os adversários se aproximarem na Série B. Agora, o Cruz-Maltino aposta no "fator São Januário" para voltar a vencer e buscar o acesso para a Série A. Mas conquistar as vitórias em casa pode ser suficiente para conseguir a vaga, em caso de novos tropeços fora? O LANCE! mostra os cenários.


Até o final da Série B, o Vasco tem mais nove jogos. Serão cinco em casa e quatro fora. Atualmente, o Cruz-Maltino é o quarto colocado, com 45 pontos. Se vencer todos em casa e perder como visitante, como tem acontecido, o Gigante da Colina chega a 60 pontos.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, esta pontuação ainda não garante o acesso, mas deixa o time muito próximo. Segundo os matemáticos, com 60 pontos, a equipe tem 95,9% de chances de conseguir a vaga entre os quatro primeiros colocados da competição.

+ O Vasco sobe? Simule a reta final da Série B

Na história da Série B neste formato, apenas três vezes um time subiu com 60 pontos ou menos. Aconteceu com o Vitória, que fez 59 em 2007, e com Figueirense e Goiás, que subiram com 60, respectivamente em 2013 e 2018. Em 2021, por exemplo, o Avaí, quarto colocado, fez 64 pontos.

Em outros anos, o quarto colocado fez mais de 60, mas poderiam ter subido com menos devido a baixa pontuação do quinto colocado. Em 2020, por exemplo, o Cuiabá subiu com 61 pontos, mas teria conseguido o acesso até com 59, já que o CSA, quinto colocado, fez 58. Isso aconteceu duas vezes no total.

De acordo com a UFMG, a pontuação que garante o acesso sem riscos é 66 pontos. No entanto, com 63 o time já tem 99,9% de possibilidades de subir. Assim, para chegar nesta pontuação, além de vencer todas em casa, o Vasco precisaria de uma vitória fora ou três empates.

Ainda assim, para vencer as cinco em São Januário, o Vasco precisa melhorar o seu aproveitamento em casa. Atualmente, o Cruz-Maltino tem 76% de aproveitamento como mandante. Isto daria mais 11 pontos nos 15 em disputa até o fim da Série B.

Ou seja, fazendo contas e apostando na força de São Januário, o Vasco vai para as últimas nove finais da Série B, começando na próxima sexta-feira, às 19h, contra o Náutico, na Colina, pela 30ª rodada da competição.