O que esperar da Champions League? LANCE! analisa retorno da fase de grupos e projeta favoritos


Chegou o dia do tão esperado retorno da fase de grupos da Uefa Champions League. Nesta terça-feira, oito partidas abrem essa etapa da temporada 2022/23 do maior torneio de clubes do mundo, que promete fortes emoções outra vez. Esta será a 68ª edição da competição, e o LANCE! traz a seguir uma análise e o que esperar do campeonato europeu.

+ Quem leva a Champions League 22/23? Veja o Favoritômetro do LANCE!

Das 32 equipes que entram na disputa, cinco despontam como grandes candidatas ao título: Liverpool, Bayern de Munique, Real Madrid, Manchester City e Paris Saint-Germain. Com elencos recheados de astros, estes clubes prometem monopolizar a briga.

+ Veja a tabela, os grupos e os jogos da Champions League 2022/23

Entre os times citados estão os dois últimos finalistas. Real Madrid e Liverpool se enfrentaram em maio na França, e os Merengues levaram a melhor com gol do brasileiro Vini Jr. O time inglês, que teve um início oscilante na Premier League, sabe que agora é a hora de virar a chave. Os Blancos, por outro lado, seguem no mesmo ritmo do fim da temporada passada.

Liverpool x Real Madrid
Liverpool x Real Madrid

Real Madrid levou a melhor sobre o Liverpool na última decisão (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

Bayern de Munique e Manchester City também prometem muito na busca pelo troféu. Atuais campeões nacionais, estes times implantaram um domínio em seus respectivos países. Agora, porém, a missão é conquistar a Europa. Enquanto os alemães têm seis títulos, sendo o último em 2020, os britânico querem a primeira Orelhuda.

O Bayern perdeu Lewandowski, seu principal jogador, que foi para o Barcelona, mas trouxe reforços pontuais, como Sadio Mané e Ryan Gravenberch. Do outro lado, a equipe de Pep Guardiola conta agora com o artilheiro Erling Haaland. Posição carente no elenco do City, o camisa 9 chegou com tudo e já faz grande parceria com De Bruyne.

Manchester City x Bayern de Munique
Manchester City x Bayern de Munique

City e Bayern fizeram amistoso na pré-temporada (Foto: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP)

Fechando a lista dos clubes que prometem disputar o título, o Paris Saint-Germain chega como grande sensação. Com um dos elencos mais poderosos do mundo, os franceses querem o primeiro troféu europeu de sua galeria. Após bater na trave em 2020, os parisienses agora estão prontos para a glória máxima.

Com o ataque formado por Neymar, Messi e Mbappé, a equipe do novo técnico Christophe Galtier faz grande início de temporada. Ao todo, o time tem seis vitórias em sete partidas, com 28 gols marcados. O trio de frente, somado, tem 20 desses gols.

+ Vai começar a fase de grupos! Saiba os jogadores mais valiosos da Champions 22/23

Lille x PSG - Messi, Neymar e Mbappé
Lille x PSG - Messi, Neymar e Mbappé

Messi, Neymar e Mbappé estão brilhando pelo PSG (Foto: DENIS CHARLET / AFP)

Além dos grandes favoritos, há também os que correm por fora e podem surpreender. Entre eles estão clubes como Ajax, Atlético de Madrid, Barcelona, Inter de Milão, Tottenham, Chelsea, Milan, Borussia Dortmund e Juventus.

Com elencos menos fortalecidos que o top-5 dos favoritos, estes times podem endurecer a briga e trazer emoção à disputa. Desses nove, os que mais podem surpreender são Atlético de Madrid, Barcelona, Inter de Milão, Chelsea e Juventus.

O time catalão foi um dos que mais investiu na janela de transferências para tentar brilhar como em anos anteriores. De modo semelhante, a Juventus também fez um bom mercado, com grandes contratações, com a intenção de colocar água no chope dos favoritos. O Chelsea, por sua vez, foi quem mais gastou na Europa durante o período de contratações e quer fazer valer este investimento.

Barcelona x Juventus
Barcelona x Juventus

Barcelona e Juventus se enfrentaram em amistoso na pré-temporada (Foto: Sara Gordon / Barcelona)

A sorte está lançada. A partir desta terça-feira, 32 equipes começam a lutar por uma vaga na grande decisão do dia 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

VEJA OS JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DA CHAMPIONS E ONDE ASSISTIR

Terça-feira (06/09)
13h45 - Dínamo Zagreb x Chelsea - TNT e HBO Max
13h45 - Borussia Dortmund Dortmund x Copenhagen - Space e HBO Max
16h - Benfica x Maccabi Haifa - HBO Max
16h - Celtic x Real Madrid - HBO Max
16h - PSG x Juventus - SBT, TNT e HBO Max
16h - RB Leipzig x Shakhtar Donetsk - HBO Max
16h - RB Salzburg x Milan - HBO Max
16h - Sevilla x Manchester City - Space e HBO Max

Quarta-feira (07/09)
13h45 - Eintracht Frankfurt x Sporting - Space e HBO Max
13h45 - Ajax x Rangers - TNT e HBO Max
16h - Barcelona x Viktoria Plzen - TNT e HBO Max
16h - Brugge x Bayer Leverkusen - HBO Max
16h - Atlético de Madrid x Porto - HBO Max
16h - Inter de Milão x Bayern de Munique - HBO Max
16h - Napoli x Liverpool - Space e HBO Max
16h - Tottenham x Olympique de Marseille - HBO Max

Todos os jogos são horário de Brasília.

* Estagiário, sob a supervisão de Victor Mendes.