Novo reforço do Botafogo, Junior Santos vinha sendo um dos maiores dribladores da J-League

Junior Santos é o novo reforço do Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)


No apagar das luzes, o Botafogo anunciou o seu 9º reforço nesta janela de transferência: o atacante Júnior Santos. O jogador de 27 anos de idade vinha atuando no futebol japonês desde 2019, quando trocou o Fortaleza pelo Kashiwa Reysol. O atleta chega ao clube carioca emprestado pelo Sanfrecce Hiroshima até o fim do ano.

> GALERIA: Mercado fechou! Veja as principais contratações dos clubes brasileiros

Apesar de ter 1,88m e muitas vezes ser utilizado como centroavante, o novo contratado do Alvinegro chama a atenção pela facilidade em atuar pelos lados e a capacidade no um contra um. Mesmo reserva em parte do campeonato, Junior vinha sendo um dos maiores dribladores da J-League. Segundo dados do Sofascore, foram 38 dribles certos em 22 jogos disputados - apenas 13 como titular -, o terceiro no ranking geral e a maior média por 90 minutos em campo (2.86) entre os jogadores com pelo menos 10 jogos na competição.

Uma qualidade, inclusive, que Santos demonstra desde que surgiu no cenário nacional defendendo a Ponte Preta, em 2018, na Série B. Na ocasião, o atacante foi o segundo maior driblador do campeonato com 89 fintas corretas, ficando atrás somente de Michael (99), na época no Goiás, que depois viria a defender o Flamengo.

No ano passado, já atuando pelo Sanfrecce, Júnior liderou o fundamento no Campeonato Japonês. Foram 79 dribles certos em 35 atuações. Em 2020, pelo Yokohama Marinos, ficou em sétimo no ranking, com 44 em 23 partidas.

Nem só de dribles, porém, vive o atacante. De 2018 pra cá, Júnior Santos marcou 51 gols em 183 jogos disputados. Com cerca de 11500 minutos em campo, o jogador tem uma média de uma bola na rede a cada 225 minutos jogados.

JUNIOR SANTOS NA J-LEAGUE 2022
- Dados Sofascore e OGol (minutagem)

22 jogos
1196 minutos em campo
2 gols
2 assistências
38 dribles (3º)
17 passes decisivos
3 grandes chances criadas