Novo reforço do Barcelona, Raphinha deve brigar por vaga de titular com grandes 'adversários'


O Barcelona confirmou um acordo com o Leeds pela contratação de Raphinha. O atacante da seleção brasileira deve assinar vínculo até 2027 e chega na Catalunha como principal reforço da janela de transferência.

No entanto, o brasileiro deverá brigar por um espaço no ataque culé. Xavi tem diversas opções no elenco para montar o sistema ofensivo, e o plantel possui nomes como Ferran Torres, Dembélé, Ansu Fati, Aubameyang e Depay.

BRIGA NA PONTA DIREITA
​Com a camisa do Brasil, Raphinha costuma atuar pela extrema direita, onde possui mais facilidade para trabalhar com a sua canhota. Veloz, o atleta costuma ser muito objetivo em suas chegadas em busca do gol.

Na Catalunha, o brasileiro irá encontrar a concorrência de Ousmane Dembélé pela vaga de titular. Após viver uma novela sobre sua renovação contratual, o francês está próximo de assinar um novo contrato com os culés até 2024 e tem a vantagem de jogar na Espanha e estar adaptado ao futebol local desde 2017. Inclusive, o ponta já realizou os exames médicos e treina com os companheiros.

Apesar disso, Dembélé possui um largo histórico de lesões e não passa muita confiança no Camp Nou. Se Raphinha conseguir repetir o futebol que mostrou no Leeds e no Rennes, a tendência é de que o atleta seja titular.

Ousmane Dembele - Barcelona
Ousmane Dembele - Barcelona

Dembélé será principal rival de Raphinha (Foto: AFP)

CHANCES REMOTAS NA ESQUERDA
No lado esquerdo, Xavi conta com a presença de Ansu Fati, jovem tratado como a maior promessa de La Masia desde a ascensão de Lionel Messi. O atleta de 19 anos assumiu a camisa 10 da equipe blaugrana, mas também tem convivido com um enorme número de lesões.

Por conta disso, o Barcelona atuou na janela de transferências de janeiro e anunciou a contratação de Ferran Torres, ex-Manchester City e jogador da seleção espanhola. Na última temporada, o camisa 19 marcou sete gols e contribuiu com seis assistências em 26 jogos.

Athletic Bilbao x Barcelona - Ferrán Torres
Athletic Bilbao x Barcelona - Ferrán Torres

Ferran Torres tem confiança de Xavi (Foto: CESAR MANSO / AFP)

CENTROAVANTES MÓVEIS
Ainda no ataque, o Barcelona segue com Aubameyang e Depay como centroavantes. No entanto, ambos os atletas possuem um histórico de muita mobilidade e podem atuar pelos lados do campo em caso de necessidade.

O holandês, contratado na janela de transferências de verão de 2021, tem seu nome especulado em uma possível saída da Espanha. Principalmente em caso de chegada de Robert Lewandowski nas próximas semanas.

Já Aubameyang, contratado em janeiro, assim como Ferran Torres, correspondeu em suas 23 partidas disputadas com a camisa blaugrana. O veterano de 33 anos balançou 13 vezes as redes dos adversários e ainda deu uma assistência.

Barcelona x Celta de Vigo - Memphis Depay e Aubameyang
Barcelona x Celta de Vigo - Memphis Depay e Aubameyang

Aubameyang e Depay podem jogar pelas pontas, mas também centralizados (Foto: LLUIS GENE / AFP)

NOMES MENOS PROVÁVEIS
​Além dos principais nomes do sistema ofensivo, o Barcelona ainda conta com Braithwaite, que passou boa parte da última temporada lesionado, e Ez Abde, jovem de 20 anos que também costuma atuar pelos lados do campo.

Apesar da chegada com status de astro de Raphinha, o novo reforço deverá brigar pela titularidade no dia a dia de treinos, mas também dentro de campo. E o brasileiro deve correr para iniciar a pré-temporada em pé de igualdade com seus novos "adversários".

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos