Novela com final feliz: Lewandowski realiza desejo, deixa o Bayern de Munique e acerta com o Barcelona

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


A saída de Lewandowski do Bayern de Munique para o Barcelona protagonizou a maior novela da atual janela de transferências do mercado da Europa. E apesar de um roteiro complicado, o fim foi "bom para ambos os lados", como disse Herbet Hainer, presidente do clube bávaro.

INÍCIO DE UM SONHO
Em abril, ainda durante a realização dos campeonatos nacionais, eclodiu a história entre Barcelona e Lewandowski. Pini Zahavi, empresário do centroavante polonês, havia oferecido o jogador ao clube catalão, mas também para o Paris Saint-Germain.

Com contrato com o Bayern de Munique assinado até 2023, o atacante poderia deixar o clube alemão com uma compensação financeira nesta janela de transferências. Caso contrário, o atleta deixaria a equipe sem custos no próximo ano, como aconteceu com Alaba.

Após ter sido oferecido ao clube catalão, o canal polonês "TVPSport" afirmou que o veterano de 33 anos não iria aceitar uma renovação contratual com a equipe bávara. Além disso, o camisa nove já teria um acordo para assinar um vínculo com os culés até 2025.

ZUM ZUM ZUM NOS BASTIDORES
​Nos bastidores, a guerra por Lewandowski estava para começar. Logo após a notícia sobre um possível acordo, Xavi foi questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa, mas optou não tratar do tema. Ainda assim, o comandante elogiou o centroavante.

Por outro lado, Joan Laporta, presidente do Barcelona, adotou um tom otimista e diferente do treinador de sua equipe. Questionado por um torcedor, o mandatário culé afirmava que a possibilidade do polonês acertar sua chegada na Espanha era real.

Já na Alemanha, o discurso do Bayern de Munique parecia afinado e ensaiado. Questionados sobre uma possível saída, Julian Nagelsmann, técnico dos bávaros, e Hasan Salihamidzic, diretor de futebol, afirmavam que Lewandowski possuía contrato até 2023 e que a tendência era pela permanência do artilheiro no elenco.

Wolfsburg x Bayern de Munique - Lewandowski
Wolfsburg x Bayern de Munique - Lewandowski

Lewandowski deixou sua marca contra o Wolfsburg, em seu último jogo com a camisa do Bayern (Foto: RONNY HARTMANN / AFP)

PRESSÃO POR SAÍDA
​Após a última rodada da Bundesliga, em que o Bayern empatou com o Wolfsburg, Hasan Salihamidzic afirmou que havia tido uma conversa com Lewandowski e que o polonês havia pedido para ser transferido.

O centroavante, que deixou um gol marcado nessa partida, disse após o jogo que o duelo poderia ter sido seu último com a camisa do Bayern de Munique. Eram os primeiros movimentos do veterano em busca de uma mudança.

Semanas após o fim do Campeonato Alemão, Pini Zahavi, agente do jogador, voltou a aparecer em cena. O intermediário afirmou que atuar no clube catalão sempre havia sido um sonho do atleta e questionou os alemães.

Dias após a declaração de Zahavi, Lewandowski também afirmou que seu tempo no Bayern de Munique havia acabado. O clima para uma saída estava criado e parecia não haver volta. Sua saída dependia de um acordo entre Barcelona e os bávaros.

Durante suas férias, e diante de muitas declarações dos dirigentes do Bayern indicando uma permanência na Alemanha, o centroavante desabafou. Em entrevista ao "Onet Sports", o jogador disse que o clube alemão não estava respeitando sua decisão de sair.

PRIMEIRA PROPOSTA
​Apesar da vontade de Lewandowski, o Bayern de Munique seguiu fazendo jogo duro por uma transferência. Uli Hoeness, presidente honorário do clube, afirmava que o polonês estava nos planos do clube para a próxima temporada.

Hasan Salihamidzic foi outro que pouco se comoveu com os questionamentos do veterano e de seu empresário. Em entrevista ao "Bild", o dirigente disse que esperava que o atleta comparecesse ao Centro de Treinamento no dia 12 de julho, data marcada para a reapresentação do plantel.

Ainda assim, o Barcelona realizou uma primeira proposta pela contratação do artilheiro. O clube catalão ofereceu 35 milhões de euros pelo jogador, mas teve sua oferta prontamente recusada pelos bávaros.

Robert Lewandowski - Bayern
Robert Lewandowski - Bayern

Lewandowski se reapresentou ao Bayern no último dia 12 de julho (Twitter/@FCBayern)

CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DA SAÍDA
​Dias após ter tido sua oferta recusada, o Barça realizou uma segunda proposta pela transferência do polonês. Dessa vez, os espanhóis ofereceram 40 milhões de euros (R$ 219,8 milhões), mas o Bayern também recusou.

No dia 12 de julho, Lewandowski se reapresentou ao clube alemão para realizar exames médicos, embora tenha chegado com alguns minutos de atraso. No entanto, o atleta ainda aguardava uma mudança de ares.

Na última quarta-feira, o Barcelona preparava uma última proposta no valor de 50 milhões de euros (cerca de R$ 271 milhões) pela contratação do artilheiro. E na última sexta-feira, os clubes entraram em acordo pela transferência.

DEU TUDO CERTO
​Neste sábado, o Bayern de Munique, através de seus dirigentes, confirmou o acordo com o Barcelona pela venda do atacante. Com isso, o veterano deve viajar com o clube catalão para os Estados Unidos para participar da pré-temporada com os culés.

Após o anúncio dos alemães, o Barça anunciou o acordo pela contratação de seu principal alvo na janela de transferências. Com isso, o polonês se torna a 5ª contratação da equipe comandada por Xavi na temporada.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos