Pesquisa Eleitoral Quaest 2022: sem França, Haddad e Garcia sobem na disputa em SP

Fernando Haddad (PT) mantém distância para Tarcísio Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), de acordo com pesquisa - Foto: HEULER ANDREY/AFP via Getty Images
Fernando Haddad (PT) mantém distância para Tarcísio Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), de acordo com pesquisa - Foto: HEULER ANDREY/AFP via Getty Images

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest aponta que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) são os principais beneficiados pela saída de Márcio França (PSB) da disputa no estado paulista.

O petista marca 35% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, enquanto o tucano marca 12%. Candidato do presidente Jair Bolsonaro na disputa ao Palácio Bandeirantes, Tarcísio de Freitas (Republicanos) está com 14%, em empate técnico com Garcia, segundo a margem de erro de dois pontos percentuais.

A Genial/Quaest trabalhou com dois cenários, sendo o primeiro com o ex-governador pessebista, e o segundo sem. Haddad cresce de 29% para 35%, enquanto Garcia, de 8% para 12%. Tarcísio de Freitas oscila positivamente de 12% para 14%, dentro da margem de erro. Nos dois cenários, os outros nomes na disputa não saem dos 2%.

No segundo cenário, Felicio Ramuth (PSD) e Vinicius Poith (Novo) estão com 2%. Gabriel Colombo (PCB), Abraham Weintraub (PMB) e Elvis Cezar (PDT) marcam 1%. Altino Junior (PSTU) não pontuou na pesquisa. Votos brancos e nulos chegam a 17%; indecisos, 11%.

Nos últimos dias, há uma expectativa para que França anuncie oficialmente sua saída da disputa ao governo, e firme seu nome ao Senado.

A pesquisa entrevistou 1640 pessoas, entre os dias 1º a 4 de julho. O registro no TSE é registrado sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais, e a coleta de dados ocorreu de modo presencial.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos