Zico 68 anos: veja 8 grandes marcas do maior camisa 10 da história do Flamengo

Antonio Mota
·2 minuto de leitura

É Natal Rubro-Negro! Maior jogador da história do Flamengo e um dos maiores de todos os tempos, o ex-meio-campista Arthur Antunes Coimbra, o internacionalmente conhecido Zico, completa 68 anos de idade nesta quarta-feira, 3 de março de 2021. Ídolo, multicampeão e gênio, o camisa 10 marcou época no futebol e não por acaso se tornou uma das maiores figuras do universo esportivo em todo o planeta. 

Para não deixar essa data especial passar em branco, confira algumas das marcas expressivas do maior camisa 10 da história do Flamengo.

Leia também:

1. Maior artilheiro da Seleção Brasileira em Eliminatórias

Alessandro Sabattini/Getty Images
Alessandro Sabattini/Getty Images

Ao lado de Romário, Zico é o maior artilheiro da Seleção Brasileira em Eliminatórias, tendo feito 11 gols em 11 partidas no torneio. Um detalhe importante é que o Galinho era meia-atacante e não atacante como o companheiro na pole do ranking.

2. Maior artilheiro da história do Maracanã

YASUYOSHI CHIBA/Getty Images
YASUYOSHI CHIBA/Getty Images

Inigualável? Zico marcou inacreditáveis 333 gols no Maracanã, sendo, até hoje, o maior artilheiro da história do templo sagrado.

3. Maior artilheiro da história do Flamengo

Buda Mendes/Getty Images
Buda Mendes/Getty Images

Ao longo de suas duas passagens (1971/1983 e 1985/1989) no Flamengo, Zico disputou 732 partidas e marcou absurdos 507 gols. Um monstro!

4. Maior artilheiro da história do Fla-Flu

JOHN THYS/Getty Images
JOHN THYS/Getty Images

O verdadeiro Rei dos Clássicos? Se tinha Flamengo e Fluminense, tinha gol do Zico. O ex-camisa 10 do Flamengo é o maior artilheiro da história do Fla-Flu, com 19 gols.

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

5. Meia com mais gols na história do Campeonato Brasileiro

Masashi Hara/Getty Images
Masashi Hara/Getty Images

Vai um gol aí? Zico é o meio-campista com mais gols na história do Campeonato Brasileiro: 135. O meia só não marcou mais na liga do que os atacantes: Roberto Dinamite (190 gols), Romário (154 gols), Edmundo (153 gols) e Fred (152).

6. Recorde de premiações da Bolas de Ouro e de Prata da Revista Placar

Masashi Hara/Getty Images
Masashi Hara/Getty Images

Com tanto destaque ao longo de sua gloriosa carreira, Zico também foi bastante premiado. Até hoje, por exemplo, ele é o maior vencedor da história do prêmio da Revista Placar, tendo duas bolas de ouro, cinco bolas de prata e ainda duas artilharias.

7. Quinto maior artilheiro da Seleção Brasileira

Getty Images/Getty Images
Getty Images/Getty Images

Zico não conquistou uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, mas certamente marcou o seu nome na história da Canarinha. Ao todo, o camisa 10 disputou 71 partidas oficiais e marcou 48 gols, sendo assim o quinto maior artilheiro da história do país.

8. Segundo maior artilheiro em um único ano

Kiyoshi Ota/Getty Images
Kiyoshi Ota/Getty Images

Zico é o segundo maior artilheiro em um único ano da história do futebol mundial, tendo feito 88 gols na temporada de 1979. O primeiro colocado é simplesmente Lionel Messi, que marcou 91 tentos em 2012.