Zanardi volta para casa depois de 18 meses no hospital

·1 min de leitura
Alex Zanardi no circuito de Monza em 2003

(Reuters) - Ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico de ciclismo, Alex Zanardi voltou para casa depois de quase 18 meses no hospital após um acidente de bicicleta para cadeirantes, disse sua esposa, Daniela.

O italiano Zanardi passou por diversas operações depois de ser posto em coma induzido na esteira do acidente de 19 de junho de 2020, ocorrido enquanto ele participava de uma corrida de rua em sua bicicleta adaptada.

"Um passo importante foi que Alex conseguiu sair do hospital algumas semanas atrás e está de volta em casa conosco agora", disse Daniela em um comunicado emitido pela BMW, grupo do qual Zanardi é embaixador.

"Tivemos que esperar muito tempo por isto e estamos muitos felizes que isto foi possível agora, mesmo que ainda haja estadias temporárias em clínicas especializadas no futuro para realizar medidas especiais de reabilitação no local."

Bicampeão de Champ Car nos Estados Unidos, Zanardi sofreu uma colisão brutal em uma corrida na Alemanha em setembro de 2001 e teve as duas pernas amputadas acima do joelho.

Ele se recuperou e voltou às pistas em carros de turismo com a BMW, dedicando-se mais tarde ao paraciclismo e conquistando quatro medalhas de ouro paralímpicas.

Daniela disse que o programa de reabilitação do marido, a cargo de médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas de fala, rende um progresso constante.

"É claro, os contratempos estão lá e ainda podem ocorrer", acrescentou ela.

(Por Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos