Zagueiro da Holanda se torna 'queridinho' de Van Gaal com velocidade e segurança


A campanha da Holanda na Copa do Mundo tem sido marcada por diversos personagens. Van Gaal no comando, Cody Gakpo em ascensão e cobiçado na Europa, De Jong e Van Dijk em grande fase formam parte da lista. No entanto, a Laranja também possui uma estrela silenciosa: o zagueiro Nathan Aké, do Manchester City, que é o mais rápido do elenco e tem dado sustentação à defesa.

Antes da chegada de Van Gaal, Aké havia disputado menos de 10% dos minutos de partidas da Holanda. Desde então, ele tem sido ponto fundamental no esquema de três zagueiros do treinador, dando sustentação e utilizando sua principal virtude que, por muitas vezes, passa batida: a velocidade.

Entre nomes como Van Dijk, De Ligt, De Vrij e Timbers, é Nathan Aké que apresenta a maior rapidez na equipe holandesa. O defensor do Manchester City atingiu 33 km/h na primeira fase, e é justamente essa capacidade atlética que deu a ele a condição de titular no meio de tantos nomes importantes.

+ Holanda fatura valores milionários com participação na Copa do Mundo

O fato de que Aké pode realizar múltiplas funções, seja pela esquerda ou no meio, faz com que ele se torne um coringa fundamental na equipe de Van Gaal. Quando o ala-esquerdo Daley Blind se lança ao ataque, por exemplo, a responsabilidade é do zagueiro cobrir o setor e proteger a defesa.

Nathan Ake - Holanda
Nathan Ake - Holanda

O zagueiro na partida contra o Equador, pela fase de grupos (ADRIAN DENNIS / AFP)

Além das questões táticas, os números de Aké na Copa do Mundo também impressionam. Ele lidera estatísticas de construção de jogo, como passes realizados, recebidos e precisão, fora 46 dribles completos nas primeiras duas rodadas da fase de grupos.

O zagueiro chegou ao Manchester City em 2020, depois de passar por Bornemouth e Chelsea, também da Premier League. A equipe de Pep Guardiola desembolsou 45 milhões de euros pelo jogador, que vem se provando cada vez mais nas últimas temporadas, e sua performance na Copa do Mundo não está passando batida.

+ Zagueiro da Holanda realiza trabalhos específicos e preocupa para sequência da Copa do Mundo

Aké tem tudo para ser titular no próximo compromisso da Holanda na Copa do Mundo. A Laranja enfrentará a Argentina nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), em jogo válido pelas quartas de final. O duelo acontecerá no Estádio Lusail, em Doha.