Zagueiro do Barcelona, Ronald Araújo se inspira em Sergio Ramos

Araújo foi destaque na vitória do Barça no último 'El Clásico' (Foto: OSCAR DEL POZO / AFP)


O zagueiro Ronald Araújo, do Barcelona, é considerado um dos melhores da atualidade na posição, ao lado de Éder Militão e Virgil van Dijk. O defensor uruguaio soma grandes atuações, a mais recente no "El Clásico" da última quinta-feira, quando dificultou a vida de Vini Jr, que tem sido um pesadelo para as defesas.

Aos 24 anos, Araújo se destaca pela sua imposição física, velocidade e posicionamento. Nascido próximo à fronteira com o Brasil, o uruguaio se inspira em Sergio Ramos, zagueiro campeão mundial pela Espanha em 2010 e que atuou pelo Real Madrid, maior rival do Barcelona, durante 16 anos.

O jornal "Marca" revelou que Araújo, no início de sua carreira, pedia conselhos aos seus treinadores na base do Barcelona, que diziam que não havia melhor "professor" do que Ramos. O uruguaio cresceu assistindo vídeos do zagueiro espanhol e buscava, ao máximo, emular os movimentos do defensor, atualmente no PSG.

+ Veja a tabela da La Liga 2022/23

E tem dado certo. Na temporada 2022/23, Araújo é um dos principais jogadores do Barcelona, líder da La Liga. Ao lado de Gavi e Pedri, se tornou uma das grandes revelações do clube blaugrana, em um setor problemático para a equipe nas temporadas mais recentes.