Zé Ricardo foi o técnico que mais pontuou com o Vasco na Série B; confira o ranking

Vasco teve quatro técnicos ao longo desta Série B (Fotos: Divulgação/Vasco)


O Vasco decide o acesso, neste domingo, às 18h30, contra o Ituano, no Novelli Júnior, pela última rodada da Série B. No entanto, antes mesmo de entrar em campo, uma situação já está definida. Zé Ricardo foi o técnico que mais somou pontos comandando o Cruz-Maltino na competição.

O treinador pediu demissão após a 10ª rodada para comandar o Shimizu S-Pulse, do Japão. Por lá, acabou rebaixado, mas deixou o Vasco invicto, com quatro vitórias e seis empates, aproveitamento de 60%. Se vencer o Ituano, Jorginho somaria 17 pontos, com os mesmos 10 jogos à frente do Cruz-Maltino.

De forma interina, Emílio Faro também comandou o Vasco por 10 rodadas, conquistando 16 pontos em 30 disputados, só que em dois períodos diferentes. Quando Zé Ricardo saiu, o auxiliar técnico assumiu o time e conquistou duas vitórias seguidas, sobre Náutico e Cruzeiro. Depois voltou a comandar a equipe após a demissão de Maurício Souza.

+ Série B tem rodada decisiva pelo acesso; confira a classificação

A escolha pelo treinador com pouca experiência foi um grande erro da diretoria do Vasco e se explica pela pontuação obtida pelo profissional. Em 8 jogos, Maurício Souza venceu três, empatou dois e perdeu outros três, um aproveitamento de 45,8%.

O Vasco soma 59 pontos na Série B e garante o acesso até com um empate diante do Ituano. Se perder, terá que torcer para o Bahia ser goleado pelo CRB, no Rei Pelé, para que diminua o saldo de gols, que atualmente é de 13 a 11 para o Tricolor. Além disso, precisa secar o Sport, que não pode golear o Vila Nova, em Goiânia, já que o saldo em relação ao Vasco é de cinco a menos.

RANKING DOS TREINADORES DO VASCO NA SÉRIE B

1º Zé Ricardo: 10 jogos / 4 vitórias / 6 empates / 18 pontos - 60% - (30,5% da pontuação total do Vasco)

2º Emílio Faro: 10 jogos / 5 vitórias / 1 empate / 4 derrotas / 16 pontos - 53,3% - (27,1%)

3º Jorginho: 9 jogos / 4 vitórias / 2 empates / 3 derrotas / 14 pontos - 51,8% (23,7%)

4º Maurício Souza: 8 jogos / 3 vitórias / 2 empates / 3 derrotas / 11 pontos - 45,8% (18,7%)