• Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Yane Marques: o sonho olímpico e a mala quebrada em Pequim

·2 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Medalhista olímpica em 2012, Yane Marques fez sua estreia no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, apenas cinco anos depois de começar na modalidade. Mas o sonho olímpico não começou sem algo que parecia um pesadelo.

Yane viveu uma situação curiosa na chegada ao aeroporto de Pequim. A mala dela foi danificada no processo. Foram mais de cinco horas tentando resolver o problema antes de finalmente ir para a Vila Olímpica.

Leia também:

"Espada amassada, máscara amassada, material de natação quebrado, óculos do tiro quebrado. Enfim, a gente ficou um tempão. E é engraçado porque, apesar disso, eu tava muito tranquila, eu tava com uma equipe muito boa. As pessoas... ninguém poupou energia pra resolver, e no final das contas deu tudo certo", contou Yane ao Yahoo Brasil.

Nadadora campeã brasileira e recordista do 4x50 medley e 4x100 medley, a pernambucana fez a transição para o pentatlo em 2013 após participar de uma prova de biatlo que escolheria atletas que teriam potencial para a vivência do evento multiesporte.

"Eu achei arretado porque é muito legal de treinar o pentatlo. Apesar de me demandar muito mais tempo de treino diariamente, a diversidade de características entre as modalidades torna a treinabilidade do pentatlo muito prazerosa. E eu comecei em 2003. Em 2004, já assisti os Jogos Olímpicos de Atenas, eu já tava competindo algumas competições nacionais e participei do meu primeiro Sul-Americano", conta.

"Classifiquei para os Jogos Pan-Americanos do Rio, que foi em 2007. Em 2007, eu ganhei o Pan e carimbei meu passaporte pra minha primeira Olimpíada, que foi em 2008", relembra a ex-atleta. "Daí para frente, meu amigo, eu vivi numa bolha que significava treinar, descansar, comer, descansar pra treinar de novo, estudar minha adversárias, assistir vídeos de cavalos com características diferentes, vídeos de esgrima. Melhorar a minha corrida, manter a minha natação boa. Meu mundo girava em torno disso."

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos