Xabi Alonso anuncia que vai se aposentar no fim da temporada

Jogador espanhol Xabi Alonso 26/04/2016 REUTERS/Michael Dalder

BERLIM (Reuters) - O meio-campista Xabi Alonso, do Bayern de Munique, anunciou nesta quinta-feira que irá se aposentar no fim da temporada, encerrando uma carreira recheada de troféus que inclui os maiores títulos de clubes e a conquista de uma Copa do Mundo pela seleção da Espanha.

"Não foi uma decisão fácil", disse o jogador de 35 anos, que também passou por Liverpool e Real Madrid, ao canal de televisão do Bayern. "Mas era o momento certo. Sempre quis encerrar a minha carreira antes que fosse tarde demais. Eu ainda me sinto bem, então acredito que é o momento certo".

O jogador espanhol começou sua carreira no clube basco Real Sociedad, de onde saiu para o Liverpool em 2004. Ele se estabeleceu como um dos ídolos do time após marcar o gol de empate por 3 x 3 com o Milan na final da Liga dos Campeões de 2005, vencida pelo Liverpool posteriormente nos pênaltis.

Xabi Alonso conquistou ainda mais troféus pelo Real Madrid após ser contratado em 2009, incluindo outra Liga dos Campeões e títulos nacionais.

Conhecido pela qualidade no passe e chute forte, assim como por seu bom comportamento dentro e fora de campo, Xabi Alonso se destacou como um dos meio-campistas mais versáteis de sua geração, e também conquistou uma Copa do Mundo e duas Eurocopas pela seleção da Espanha.

(Reportagem de Karolos Grohmann)