WSL: relógio dará informações aos surfistas ao vivo durante baterias

Inovação adotada pela WSL permitirá que surfistas saibam suas pontuações, prioridade na escolha de onda e tempo de bateria direto do mar.

Inovação adotada pela WSL permitirá que surfistas saibam suas pontuações, prioridade na escolha de onda e tempo de bateria direto do mar.
Inovação adotada pela WSL permitirá que surfistas saibam suas pontuações, prioridade na escolha de onda e tempo de bateria direto do mar. Foto: (Pat Nolan/World Surf League via Getty Images)

De forma inédita, a WSL (World Surf League) anunciou que a tecnologia disponível em relógios inteligentes permitirá aos atletas receberem informações ao vivo sobre a bateria que disputam no momento. O aplicativo, que está disponível para os surfistas que tiverem o Apple Watch, relógio inteligente da 'empresa da maçã', receberão alertas de troca de prioridade na escolha das ondas, saberão quanto tempo falta para o fim da bateria e, também, qual a sua pontuação no momento e quanto lhe falta para tomar a frente da bateria (ou por quantos pontos estão liderando).

A novidade, divulgada nesta terça-feira pelos canais oficiais do Circuito Mundial de Surfe, faz com que os surfistas não tenham mais que virar de frente para o palanque instalado na areia e levantar os braços, pedindo que o locutor do evento lhes diga as informações cruciais para o andamento da disputa.

Leia também:

A parceria da WSL com a Apple não começou na inovação tecnológica: a série documental Make or Break, que acompanha alguns surfistas durante a temporada, contando com relatos de familiares dos atletas e dos próprios competidores, teve a sua primeira temporada lançada em abril de 2022 e já teve a sua segunda edição anunciada para o dia 17 de fevereiro na Apple TV.

WSL: Brasil terá 11 surfistas na elite mundial

Serão 10 os representantes na categoria masculina e 1 no feminino: Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues buscarão mais um título mundial para o Brasil, enquanto Tatiana Weston-Webb será a única brasileira buscando o título inédito na modalidade.

Confira o calendário completo do WCT 2023:

Primeira etapa: 29-10 de janeiro a fevereiro: Billabong Pro Pipeline no Havaí

Segunda etapa: 12-23 de fevereiro: Hurley Pro Sunset Beach apresentado por Shiseido no Havaí

Terceira etapa: 08-16 de março: MEO Pro Portugal em Supertubos, Peniche, Portugal

Quarta etapa: 04-14 de abril: Rip Curl Pro Bells Beach em Victoria, Austrália

Quinta etapa: 20-30 de abril: Margaret River Pro em Main Beach, Western Australia

CORTE DO MEIO DA TEMPORADA: Redução de 36 para 24 participantes masculinos e de 18 para 12 femininas.

Sexta etapa: 27/28 de maio: Surf Ranch Pro, na Califórnia

Sétima etapa: 09-18 de junho: Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona

Oitava etapa: 23-1º de junho a julho: Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, Brasil

Nona etapa: 13-22 de julho: Corona Open J-Bay em Jeffreys Bay, África do Sul

Décima etapa: 11-20 de agosto: Tahiti Pro em Teahupo´o, Taiti

DEFINIÇÃO DOS CLASSIFICADOS PARA O WSL Finals

Rip Curl WSL Finals: 07-15 de setembro Lower Trestles, Califórnia, Estados Unidos.