Nadal bate Rogerinho na estreia em Barcelona; Murray avança sem jogar

Barcelona, 26 abr (EFE).- O espanhol Rafael Nadal venceu o brasileiro Rogério Dutra Silva com facilidade nesta quarta-feira e se classificou para a terceira rodada do ATP 500 de Barcelona, fase para a qual o britânico Andy Murray, número 1 do mundo, também avançou sem precisar jogar.

Na quadra central, que foi rebatizada com o nome de Nadal para esta edição, o espanhol bateu Rogerinho por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-2, em 1h15min.

Em busca do décimo troféu da competição, o quinto colocado do ranking mundial começou com determinação e abriu 3-0. Número 69 da lista da ATP, o brasileiro conseguiu confirmar apenas um game e viu o adversário fechar o primeiro set sem muitas dificuldades.

Mais solto e cometendo menos erros não forçados, Rogerinho iniciou melhor a segunda parcial, ao confirmar o serviço e quebrar o de Nadal na sequência. No entanto, o 'Toro Miúra', que no último domingo se tornou decacampeão do Masters 1000 de Monte Carlo, passou a mostrar um jogo mais agressivo e ganhou seis games consecutivos para garantir a classificação.

A próxima partida de Rafael Nadal será na quinta-feira, contra o sul-africano Kevin Anderson, número 66 do ranking e carrasco do também espanhol David Ferrer.

Murray, que não disputaria o ATP 500 de Barcelona, mas pediu um convite à organização para ganhar ritmo de jogo, ainda não teve o objetivo alcançado. O líder do ranking se classificou vencendo por W.O. O adversário, o australiano Bernard Tomic, desistiu devido a uma lesão nas costas.

O escocês terá pela frente Feliciano López. Em duelo de espanhóis, ele bateu Albert Montañés, que fez a última partida da carreira, pois já havia anunciado que se aposentaria após a participação na competição.

Outros dois espanhóis que se classificaram foram Roberto Bautista Agut, que eliminou o alemão Jan-Lennard Struff, e Albert Ramos-Viñolas, vice em Monte Carlo, que levou a melhor sobre o dinamarquês Casper Ruud. Os dois agora medirão forças por um lugar nas quartas de final.

O belga David Goffin, quinto favorito e semifinalista no principado, também está entre os 16 melhores na Catalunha. O cabeça de chave número 5 superou o georgiano Nikoloz Basilashvili e vai encarar o russo Karen Khachanov, que bateu o brasileiro Thomaz Bellucci na estreia e hoje derrotou o uruguaio Pablo Cuevas. EFE