Wimbledon tem sua última 'Manic Monday'

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
Todos os jogos das oitavas de final do torneio de Wimbledon serão disputados nesta segunda-feira
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

A segunda segunda-feira de Wimbledon oferece pela última edição o seu tradicional carrossel de tênis, com todos os duelos das oitavas de final marcados para o mesmo dia. Este ano essa fase terá dois jogadores assíduos, Novak Djokovic e Roger Federer, mas também alguns convidados inesperados.

Esta 'Manic Monday' (segunda-feira de loucura) foi o resultado da vontade de não jogar no domingo, no meio do torneio. Mas o All England Lawn Tennis Club, organizador do Grand Slam na grama, já anunciou que a partir de 2022 o evento vai se alinhar com os demais 'majors' e iniciar as oitavas em um domingo.

. Djokovic e Federer... os de sempre

O número 1 do mundo e atual bicampeão de Wimbledon Novak Djokovic, assim como Roger Federer e seus oito títulos (recorde) na grama de Londres, estão nas oitavas de final. O sérvio conseguiu o feito pela 13ª edição, o suíço pela 18ª. 'Nole' se classificou 55 vezes para a segunda semana de um Grand Slam, Roger 69.

Para os dois colossos, a seriedade começa na segunda-feira, com uma final com sabor de vingança entre eles no horizonte, depois que Djokovic privou Federer do 21º título de Grand Slam em 2019.

Mas, desde então, o sérvio também se colocou em posição de no próximo domingo, atingir a marca de 20 títulos de 'majors', igualando Federer e Rafael Nadal, que alcançou o suíço em 2020 ao conquistar seu 13º título de Roland Garros.

. Os esperados

Daniil Medvedev (2º do ranking da ATP), vencedor em Maiorca, ganhou muita confiança ao conseguir pela primeira vez em sua carreira superar a desvantagem de dois sets na terceira rodada contra Marin Cilic. "Para a confiança, mas também para a minha carreira, para mim como tenista, como atleta, este tipo de jogo torna a pessoa melhor", afirmou.

Matteo Berrettini (9º), campeão em Queen's, tem uma trajetória ascendente e na terceira rodada atropelou Aljaz Bedene.

E Alexander Zverev (6º) já tem a experiência necessária em Grand Slams, após sua final no US Open 2020, assim como nas semifinais na Austrália 2020 e Roland Garros 2021.

No feminino, a nº 1 do mundo Ashleigh Barty continua na corrida, assim como a jovem Coco Gauff que, aos 17 anos, tentará se classificar para as quartas de final e assim igualar seu melhor resultado de Grand Slam, conquistado há duas semanas em Roland Garros.

. As surpresas

A principal surpresa da primeira semana, além do abandono na 1ª rodada de Serena Williams, foi a classificação da estudante britânica Emma Raducanu, 338ª do mundo.

"Recebi alguns emails dos meus professores. A minha professora de matemática me deu os parabéns. E foi muito bom receber mensagens dos meus colegas também", disse a jovem de 18 anos.

No masculino, a presença de Sebastian Korda (50º), de 20 anos, também não era fácil de prever, embora há um ano seja orientado por Andre Agassi. "Ele me acolheu em sua família em Las Vegas por duas semanas (...) Conversamos quase todos os dias, sobre cada jogo, como me sinto, o que devo fazer", explicou o filho de Petr Korda.

-- Programação das oitavas de final, nesta segnda-feira (horário de Brasília):

. Quadra central (início às 09h30)

Novak Djokovic (SRB/cabeça de chave número 1) - Cristian Garín (CHI/17)

Coco Gauff (EUA/20) - Angelique Kerber (ALE/25)

Roger Federer (SUI/6) - Lorenzo Sonego (ITA/23)

. Quadra N.1 (início às 09h00)

Ashleigh Barty (AUS/1) - Barbora Krejcikova (CZE/14)

Felix Auger-Aliassime (CAN/16) - Alexander Zverev (ALE/4)

Emma Raducanu (GBR) - Ajla Tomljanovic (AUS)

. Quadra N.2 (início às 07h00)

Iga Swiatek (POL/7) - Ons Jabeur (TUN/21)

Marton Fucsovics (HUN) - Andrey Rublev (RUS/5)

Hubert Hurkacz (POL/14) - Daniil Medvedev (RUS/2)

. Quadra N.3 (início às 07h00)

Elena Rybakina (CAZ/18) - Aryna Sabalenka (BLR/2)

Denis Shapovalov (CAN/10) - Roberto Bautista (ESP/8)

. Quadra N.12 (início às 07h00)

Matteo Berrettini (ITA/7) - Ilya Ivashka (BLR)

Karolina Pliskova (CZE/8) - Liudmila Samsonova (RUS)

Paula Badosa (ESP/30) - Karolina Muchova (CZE/19)

. Quadra N.18 (início às 07h00)

Karen Khachanov (RUS/25) - Sebastian Korda (EUA)

Madison Keys (EUA/23) - Viktorija Golubic (SUI)

ig/jr/dep/iga/dr/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos