Wimbledon não convidará polêmico ex-tenista Nastase

Ilie Nastase, em Paris

O lendário ex-tenista romeno Ilie Nastase, suspenso pela Federação Internacional (ITF) por comportamento grosseiro durante uma partida da Fed Cup, não será convidado ao Royal Box e poderá ter negado o acesso às instalações de Wimbledon, anunciou nesta quarta-feira a organização.

"Pensamos que seus atos não foram bons. Os condenamos. Em relação ao convite para a Royal Box, não receberá um. Isso é certo", declarou à imprensa o presidente do All England Club, Philip Brook.

O Royal Box é a tribunal de honra da quadra central, na qual personalidades, entre elas membros da família real britânica, estão convidados para assistir às partidas.

O ex-tenista romeno, duas vezes finalista de Wimbledon (1972 e 1976), também poderia ser proibido de comprar ingressos, enquanto a ITF segue investigando seu comportamento.

"Neste momento, ele está suspenso temporariamente pela ITF. Apoiamos essa medida", explicou o diretor do All England Club, Richard Lewis.

Capitão da equipe romena na Fed Cup, Nastase foi suspenso por seu comportamento inadequado no duelo de seu país com o Reino Unido, em 22 de abril. O ex-tenista, 70 anos, insultou uma jornalista, a tenista Johanna Konta e a capitã da equipe britânica, Anne Keothavong, assim como o árbitro da partida.

Em coletiva de imprensa na véspera deste jogo, os jornalistas escutaram Nastase comentar sobre a gravidez da tenista norte-americana Serena Williams: "Veremos a cor do bebê, chocolate ou leite?".

Serena classificou essas declarações de "racistas" e "sexistas".

Na última sexta-feira, Nastase pediu desculpas, afirmando que suas declarações "suscitaram de forma justa controvérsia e descontentamento".

"Sei que nada pode desculpar minhas palavras, nem a tensão de uma partida com muito em jogo, nem a atitude não conformista pela qual sou conhecido, nem a infeliz escalada da situação", declaro o ícone do esporte romeno.