Wilstermann atropela Peñarol e faz 6 a 2 em estreia do grupo do Verdão

Na abertura do Grupo 5 da Copa Libertadores da América, chave que tem o Palmeiras, Jorge Wilstermann e Peñarol se enfrentaram na Bolívia, e os donos da casa atropelaram o tradicional rival uruguaio por 6 a 2. Os gols dos bolivianos foram marcados por Ríos, duas vezes, Thomaz Santos, Zenteno, Cardozo e Olego. Gastón Rodríguez e Olivares marcaram para os visitantes.

Os bolivianos abriram três gols de vantagem ainda no primeiro tempo, mas quase viram a partida se complicar no início da segunda etapa, quando o Peñarol anotou dois gols. Em seguida, porém, Jorge Wilstermann marcou mais três vezes e fechou o marcador. A partida teve ainda duas expulsões, uma para cada lado.

O Jorge Wilstermann, que larga na frente no Grupo 5, com três pontos e quatro gols de saldo, enfrenta o Palmeiras na segunda rodada da Libertadores. O confronto, em São Paulo, será no dia 15, às 21h45 (de Brasília). Um dia depois, o Peñarol recebe o Atlético Tucumán em Montevidéu.

O JOGO

O placar foi aberto logo aos seis minutos do primeiro tempo, por Ríos. Ramon Arias disputou bola pela esquerda, perdeu e ficou pedindo falta. O árbitro não marcou nada, Ríos invadiu a área pela esquerda e soltou a bomba, sem ângulo, para abrir o placar.

O Jorge Wilstermann precisou de apenas mais 20 minutos para ampliar. Thomaz recebeu pela esquerda, balançou na frente de Silva, deu o corte e foi derrubado na área. A arbitragem anotou o pênalti e o próprio Thomaz mostrou categoria na cobrança para anotar o segundo dos donos da casa.

Os bolivianos estavam a todo vapor e anotaram o terceiro gol aos 32. Os donos da casa recuperaram bola no campo de ataque, Bergese recebeu na linha de fundo pela direita, fez cruzamento rasteiro e Ríos se esticou para antecipar a marcação e fazer 3 a 0.

O jogo que parecia tranquilo, porém, começou a se complicar na segunda etapa. Com três minutos, Lucas Hernández recebeu bom lançamento pela esquerda, fez o cruzamento por baixo, e Gastón Rodríguez deu o carrinho para fazer o gol descontar para os uruguaios. Pouco depois, o Wilstermann perdeu um jogador quando Rioz foi agredido por dois uruguaios e depois revidou, mas o árbitro viu apenas a agressão do boliviano e o expulsou.

A alegria do Wilstermann voltou pouco depois, com a expulsão de Boselli, que levou o segundo cartão amarelo. Com 24 jogados, porém, o silêncio tomou conta do estádio pela apreensão dos donos da casa com o segundo gol uruguaio. Dibble deu bom passe na direita da área para Gastón Rodríguez, que se livrou da marcação de Alex Silva e bateu na saída de Olivares para diminuir a desvantagem.

A preocupação, no entanto, durou pouco, já que o quatro gol dos donos da casa veio menos de cinco minutos depois. Cardozo cobrou falta para a área e Zenteno ganhou a disputa na área. A cabeçada ainda bateu no travessão antes de entrar para o quarto gol dos anfitriões.

Com 37 jogados, o Jorge Wilstermann anotou mais um. Thomaz recebeu pela direita, partiu para cima da marcação de Hernández, que errou o bote e derrubou o brasileiro, que valorizou a queda. Na cobrança, Cardozo marcou, mas a arbitragem mandou voltar. Na sequência, ele trocou o canto e mandou novamente para as redes.

Ainda houve tempo para, aos 42 minutos, Olego fechar o placar. Cabezas abriu na esquerda para o boliviano, que recebeu de volt e escorregou. Ele ainda levantou, girou e chutouno canto para fazer o sexto um minuto após entrar em campo.

Guaraní-PER vence o Deportes Iquique na abertura da fase de Grupos

No jogo de abertura da fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Guaraní-PAR venceu o Deportes Iquique por 1 a 0, em jogo na cidade de Calama, no Chile. A partida interessa diretamente ao Grêmio, que irá enfrentar esses adversários no Grupo 8.

O único gol do jogo foi anotado por Novick, apenas aos 37 minutos do segundo tempo. Cabral recebeu com liberdade em velocidade, teve tempo de dominar, pensar e colocar na área. A zaga afastou mal e a bola sobrou para Novick, que havia acabado de entrar, mandar para as redes.

Com o triunfo, o Guaraní-PAR somou seus primeiros três pontos na Libertadores e lidera o Grupo 8. Por consequência, o Deportes Iquique é o lanterna no momento. Já o Tricolor Gaúcho estreia nesta quinta-feira, contra o Zamora.

A segunda rodada da fase de grupos da Libertadores acontece apenas no meio do mês que vem. No dia 11 de abril, o Deportes Iquique encara o Grêmio, às 21h45 (de Brasília), na Arena do Tricolor. Já o Guaraní-PAR volta a campo no dia 12 para pegar o Zamora, às 19h30, em casa.