Wenger diz que mais Copas do Mundo serão realizadas no inverno

Arsene Wenger atua como chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA. Foto: Pedro Vilela/Getty Images
Arsene Wenger atua como chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA. Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O ex-técnico do Arsenal, Arsene Wenger, que agora é chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA, mostrou empolgação com a primeira Copa do Mundo realizada no inverno. Para o cartola, a situação abriu as portas para outras edições sendo realizadas na estação conhecida pelo clima mais frio.

A história foi feita em 2022, com uma Copa do Mundo sendo realizada no meio da temporada europeia pela primeira vez e também indo para o Oriente Médio no Catar. A competição é considerada um sucesso, com muitos confrontos mantendo o público mundial entretido, e Wenger diz que torcedores e jogadores devem se acostumar com esse cronograma, pois os planos são traçados para torneios futuros.

Leia também:

Wenger falou sobre o assunto ao conceituado jornal francês L'Equipe.

“Se quisermos democratizar o futebol, teremos que ir para países africanos onde é impossível jogar uma Copa do Mundo no verão. Podemos vê-lo com esta edição no Catar, uma Copa do Mundo no inverno. Claro que muitos jogadores não tiveram o tempo habitual para se prepararem fisicamente, mas pelo menos todos encararam esta competição com uma verdadeira frescura mental, o que nem sempre aconteceu no passado. Lembro-me de times que começaram uma Copa do Mundo psicologicamente cansados ​​porque o período de preparação foi ruim”, analisou.

Wenger já havia sugerido que a Copa do Mundo deveria ser realizada a cada dois anos, mas agora admite, depois de atrair forte oposição a essa proposta, que uma mudança tão radical no calendário internacional não funcionaria.

“Me pediram para pensar sobre isso e achei que não era uma má ideia. Mas tal mudança exigiria uma revisão completa do calendário de qualificação. Não estamos caminhando para isso hoje, mas sim para ciclos de quatro anos alternados com uma Copa do Mundo, a Copa do Mundo Feminina, que está se tornando cada vez mais importante e a Eurocopa” finalizou.