De volta ao Maraca, Flamengo estreia contra o San Lorenzo na Libertadores

O Flamengo estreia na Copa Libertadores nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), quando recebe o San Lorenzo, da Argentina, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pelo Grupo 4, que conta ainda com Atlético-PR e Universidad Católica, do Chile. Os rubro-negros tentam esquecer a derrota nos pênaltis para o Fluminense, após empate por 3 a 3 no tempo normal, que custou o título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Sem ainda ter perdido jogos oficiais na temporada, Zé Ricardo, técnico do Flamengo, alerta para a necessidade de ter pegada de Libertadores.

“O San Lorenzo é um time copeiro, acostumado a jogos internacionais e que vem ao Maracanã para conseguir pontuar, portanto, vai tentar impor o seu ritmo de qualquer maneira. O Flamengo não pode aceitar que isso aconteça e vamos ter que nos colocar bem e trabalhar a posse de bola, sem ceder espaços para eles”, disse Zé Ricardo.

Na visão dos jogadores flamenguistas, é fundamental o time manter a concentração que faltou em alguns momentos do clássico contra o Fluminense.

“O Flamengo vai precisar manter um alto nível de concentração nesta partida contra o San Lorenzo pois teremos pela frente um rival muito qualificado e que vai fazer o possível e o impossível para complicar a nossa vida. Eles provavelmente vão tentar jogar por uma bola e por isso mesmo não podemos cometer erros que facilitem o planejamento deles. Temos condições de vencer se estivermos focados os noventa minutos”, analisou o lateral direito Pará.

Zé Ricardo vai manter a base que vem atuando no Campeonato Carioca, apesar de estudar algumas possibilidades de alteração, como a entrada do volante Márcio Araújo, que reforçaria a marcação, e do atacante colombiano Orlando Berrío, o que tornaria o Rubro-Negro mais veloz em campo.

Pelo lado do San Lorenzo existe a preocupação com o aspecto físico e com o ritmo de jogo, uma vez que a equipe não disputou jogos oficiais na temporada por conta da greve que vem paralisando o Campeonato Argentino. O técnico Diego Aguirre teve que trabalhar sua equipe na base dos amistosos, mas se mostra animado para o jogo.

“Sabemos que jogar no Maracanã é muito complicado e que o Flamengo é um grande clube, com um elenco qualificado e que vem atravessando um bom momento, sem ter perdido na temporada. Isso tudo pesa contra a nossa equipe, mas temos condições de inverter a situação se estivermos em uma boa noite e jogarmos de maneira disciplinada”, afirmou Aguirre.

O treinador conta com alguns jogadores bem experientes, como o goleiro Sebastián Torrico, o zagueiro Marcos Angeleri e o meia Néstor Ortigoza.

Pelo regulamento, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro de seus respectivos grupos. Depois disso, os dois melhores colocados garantem vaga nas oitavas de final do torneio continental.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X SAN LORENZO-ARG

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 8 de março de 2017 (Quarta-feira)

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Andres Cunha (Uruguai)

Assistentes: Mauricio Espinosa (Uruguai) e Miguel Nievas (Uruguai)

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Miguel Trauco; Rômulo, Willian Arão, Diego, Federico Mancuello e Everton; Paolo Guerrero

Técnico: Zé Ricardo

SAN LORENZO: Sebastián Torrico, Paulo Díaz, Marcos Angeleri, Matías Caruzzo e Lautaro Montoya; Franco Mussis, Néstor Ortigoza, Ezequiel Cerutti e Fernando Belluschi; Nicolás Blandi e Rubén Botta

Técnico: Diego Aguirre