De Volpi a Luciano: conheça a potencial escalação do São Paulo para 2021

Lucas Humberto
·3 minuto de leitura

Com mudanças pontuais para temporada 2021, o São Paulo espera chegar mais longe no Campeonato Brasileiro e não repetir a famigerada reta final da última campanha. Além disso, o calendário do futebol nacional faz necessário um número cada vez maior de atletas preparados, em razão dos diversos torneios. Vale lembrar que o Tricolor Paulista também estará envolvido na Copa do Brasil e Libertadores.

Confira a provável escalação titular de Hernán Crespo para 2021.

Goleiro

Tiago Volpi

Tiago Volpi segue absoluto na meta do São Paulo. | FERNANDO BIZERRA/Getty Images
Tiago Volpi segue absoluto na meta do São Paulo. | FERNANDO BIZERRA/Getty Images

Embora tenha cometido algumas gafes na temporada passada, Tiago Volpi segue incontestável no gol do São Paulo.

Zagueiros

Miranda, Arboleda e Bruno Alves

Arboleda é uma das opções de Crespo. | Pool/Getty Images
Arboleda é uma das opções de Crespo. | Pool/Getty Images

Crespo costuma desenhar seu esquema tático com três zagueiros. Miranda, recentemente repatriado da China, vem para assumir a titularidade. Para completar os outros dois postos, o treinador argentino terá Arboleda e Bruno Alves, que já foram utilizados neste início de temporada, além de Léo, Diego e Rodrigo.

Laterais

Orejuela (direita) e Reinado (esquerda)

Orejuela é um dos reforços de Crespo. | SILVIO AVILA/Getty Images
Orejuela é um dos reforços de Crespo. | SILVIO AVILA/Getty Images

Atualmente, os donos da posição no Tricolor Paulista são Reinaldo e Igor Vinícius. Contudo, Orejuela pode se beneficiar da preferência de Crespo pelo sistema com três zagueiros, que contribui para deixar os laterais mais livres no ataque. Assim, os jogadores transformam-se em espécies de alas e ganham mais espaço nos metros finais do campo. O colombiano é conhecido justamente pela velocidade e ofensividade, ou seja, casamento perfeito.

Vale lembrar que Crespo ainda terá Daniel Alves, lateral-direito de origem, entre as opções.

Meias

Igor Gomes, Gabriel Sara e Daniel Alves; Benítez corre por fora

Crespo segue utilizando Daniel Alves como meia. | Pool/Getty Images
Crespo segue utilizando Daniel Alves como meia. | Pool/Getty Images

Benítez é um dos principais reforços confirmados do São Paulo, embora ainda não tenha sido apresentado oficialmente no clube. Aliás, sua negociação tem sido uma verdadeira novela no Morumbi. O argentino teve bom desempenho no Vasco, mas não deve chegar com status de titular. Igor Gomes e Gabriel Sara são conhecidos dos torcedores pela velocidade e costumam entregar bons resultados tanto na marcação, quanto na criação.

Benítez não é tão veloz quanto os outros, mas mostrou muita habilidade no Vasco e pode encontrar seu lugar entre os 11 titulares de Crespo, embora seja improvável que isso aconteça num primeiro momento.

Atacantes

Luciano e Éder

Luciano é uma das armas de Crespo. | Buda Mendes/Getty Images
Luciano é uma das armas de Crespo. | Buda Mendes/Getty Images

O sistema mais habitual de Crespo abre mão de pontas e acaba exigindo mais versatilidade da dupla de atacantes. Atualmente, Luciano e Pablo desempenham esse papel. Vale lembrar que é comum ver os laterais atuando nos metros finais do campo, sobretudo porque os zagueiros assumem grande parte da responsabilidade defensiva.

Por conta desse desenho tático, Éder sai na frente de Pablo. Ex-Inter de Milão, ele pode jogar tanto como centroavante, quanto pelas pontas. Portanto, Luciano e Éder devem formam uma dupla altamente versátil e polivalente no ataque do São Paulo. Os defensores adversários vão ter trabalho...