Virgil van Dijk rebate críticas sobre braçadeiras OneLove

Virgil van Dijk é o capitão holandês na Copa do Mundo do Catar. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Virgil van Dijk é o capitão holandês na Copa do Mundo do Catar. Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O capitão da Holanda, Virgil van Dijk, reagiu às críticas que acusaram as seleções europeias na Copa do Mundo de não terem "espinha dorsal" depois que decidiram não usar a braçadeira OneLove.

Os capitães de sete países, incluindo Inglaterra e País de Gales, planejaram usar a braçadeira durante as partidas para promover a diversidade e a inclusão.

Leia também:

Mas os planos foram abandonados por causa da ameaça da Fifa de jogadores serem punidos. Em vez disso, os capitães usam braçadeiras "Sem discriminação" aprovadas pela Fifa.

"Eu jogo em uma posição onde um cartão amarelo não é útil. Tornei-me um jogador de futebol e quero jogar esse tipo de torneio", disse Van Dijk à emissora holandesa NOS.

Falando após a vitória da Holanda por 2 a 0 sobre o Senegal na segunda-feira (21), o zagueiro do Liverpool disse: "Há pessoas que dizem que não temos espinha dorsal, mas não é assim que funciona. Nós só queremos jogar futebol. Eu adoraria usar a braçadeira, mas não à custa de um cartão amarelo."

A Holanda iniciou a campanha OneLove antes da Euro 2020 para promover a diversidade e a inclusão e como uma mensagem contra a discriminação.

As relações entre pessoas do mesmo sexo e a promoção de relações entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas no Catar.

Em um comunicado na segunda-feira (21), as sete nações europeias - incluindo também Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Suíça - disseram que estão dispostas a pagar multas por seus capitães usarem a braçadeira, mas não podem colocar seus jogadores em risco de serem advertidos.

Falando após a vitória por 6 a 2 sobre o Irã , o capitão da Inglaterra, Harry Kane, disse que estava "desapontado" por não poder usar a braçadeira, enquanto o companheiro de equipe Jack Grealish disse que a decisão foi "um pouco estúpida".