Villarreal vence o Manchester United nos pênaltis e conquista o título da Liga Europa

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Villarreal players hold up their trophy as they celebrate winning the 2021 UEFA Europa League football final between Spain's Villarreal and England's Manchester United at the Gdansk Stadium in the Polish city of Gdansk on May 26, 2021. (Photo by ALEKSANDRA SZMIGIEL / POOL / AFP) (Photo by ALEKSANDRA SZMIGIEL/POOL/AFP via Getty Images)
Villarreal players hold up their trophy as they celebrate winning the 2021 UEFA Europa League football final between Spain's Villarreal and England's Manchester United at the Gdansk Stadium in the Polish city of Gdansk on May 26, 2021. (Photo by ALEKSANDRA SZMIGIEL / POOL / AFP) (Photo by ALEKSANDRA SZMIGIEL/POOL/AFP via Getty Images)

O Villarreal é o campeão da Liga Europa 2020/21. Nesta quarta-feira, o time espanhol encarou o Manchester United na Arena Gdansk, na Polônia, e a equipe comandada por Unai Emery venceu os Diabos Vermelhos nos pênaltis por 11 a 10 depois de empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Gerard Moreno e Cavani marcaram os gols no tempo regulamentar.

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

JOGO MORNO

Como era de se esperar em uma final, o primeiro tempo foi bem disputado na Arena Gdansk. Villarreal e Manchester United não se lançaram desesperadamente ao ataque e não criaram tantas oportunidades claras de gol ao longo da primeira etapa.

Leia também:

ELE MARCA

Em uma das raras chances de gol nos 45 minutos iniciais, o Submarino Amarelo abriu o placar com o atacante Gerard Moreno, que faz grande temporada e foi convocado para a disputa da Eurocopa pela Espanha. Após cobrança de falta de Dani Parejo, o camisa 7 apareceu sozinho dentro da área para desviar e marcar. Foi o 30º gol do atacante em 46 partidas pelo Villarreal na temporada.

ARTILHEIRO DO OUTRO LADO

Se Gerard Moreno balançou as redes pelo lado espanhol, o artilheiro do Manchester United não deixou por menos. No início da etapa final, o uruguaio Edison Cavani deixou tudo igual na decisão da Liga Europa. Após chute de fora da área de McTominay, a bola sobrou nos pés do camisa 7 dos Diabos Vermelhos, que bateu para empatar o jogo com o gol aberto.

IGUALDADE

Após o gol de empate, o Manchester United continuou pressionando o Villarreal, mas os Diabos Vermelhos não conseguiram balançar as redes. O atacante Cavani teve boa chance depois de jogada de Luke Shaw, mas cabeceou em cima da marcação. Nos acréscimos, Pau Torres teve chance para o Submarino Amarelo, mas mandou por cima do gol de De Gea.

PRORROGAÇÃO

​Nos 30 minutos adicionais, o Villarreal foi melhor no primeiro tempo e criou mais chances de marcar. No segundo tempo, já com a proximidade da disputa por pênaltis, as duas equipes não se expuseram tanto. No fim, o time espanhol chegou a pedir um pênalti de Fred após a bola bater na mão brasileiro em chute de Gerard Moreno, mas a arbitragem, com o auxílio do VAR, mandou seguir.

PÊNALTIS

Na disputa por pênaltis, todos os dez cobradores acertaram suas cobranças na série normal. Nas cobranças alternadas, todos os seis jogadores restantes do Villarreal precisaram bater, com 100% de aproveitamento, incluindo o goleiro Rulli. O goleiro De Gea, do Manchester United, perdeu sua cobrança e o Submarino Amarelo venceu por 11 a 10.

VEJA AS COBRANÇAS

Villarreal

Gerard Moreno - gol
​Dani Raba - gol
Paco Alcácer - gol
Alberto Moreno - gol
Dani Parejo - gol
Moi Gómez - gol
Raúl Albiol - gol
Francis Coquelin - gol
Mario Gaspar - gol
Pau Torres - gol
Gerónimo Rulli - gol

Manchester United

Juan Mata - gol
​Alex Telles - gol
​Bruno Fernandes - gol
​Marcus Rashford - gol
​Edinson Cavani - gol
Fred - gol
Daniel James - gol
Luke Shaw - gol
​Axel Tuanzebe - gol
Victor Lindelöf - gol
De Gea - defesa de Rulli

PRIMEIRO TÍTULO

Com o título, o Villarreal alcançou sua primeira Liga Europa. O clube espanhol chegou a ser campeão duas vezes (2003 e 2004) da Copa Intertoto da Uefa, competição que já foi extinta. Agora, o Submarino Amarelo disputará a Supercopa da Europa contra o vencedor do duelo entre Manchester City e Chelsea, que se enfrentam no próximo sábado.

PRESENÇA DE PÚBLICO

O futebol europeu tem vivido a experiência da volta dos torcedores aos estádios após a pandemia da Covid-19. Com o advento da vacinação, torcedores das duas equipes puderam acompanhar a partida na Polônia. O público foi de aproximadamente 10 mil torcedores, mas nem todos usavam a máscara, que era obrigatória.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos