Por vaga na Série A, Sport viaja ao menos 30 mil km a mais que Bragantino, Coritiba e Atlético-GO

Yahoo Esportes
(Foto: Assessoria Sport)
(Foto: Assessoria Sport)


Por Eryck Gomes

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Para quatro torcidas, finalmente a Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO foram os premiados com a vaga na elite do futebol nacional. Cada qual com as suas respectivas lutas, o quarteto deve comemorar bastante a conquista. No caso do Rubro Negro, por exemplo, uma das batalhas foi o deslocamento para enfrentar os adversários. Para se ter uma ideia, o Leão, vice-campeão, viajou 42.969 km a mais que o líder Bragantino.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

Na edição deste ano, apenas três equipes representaram o Nordeste - Sport, CRB e Vitória. Naturalmente, são clubes que tendem a sofrer mais com viagens. O campeão Bragantino percorreu 26.938 km em sua jornada. O número baixo está ligado à composição da competição. Dos 20 participantes, 50% são paulistas (6) ou paranaenses (4). 

Leia também:

Das equipes que ascenderam de divisão, o Sport foi disparado quem mais viajou. Além dos 42.969 km à frente do Bragantino, o Leão também superou Coritiba e Atlético-GO em quilometragem. Foram 39.271 km a mais que o time paranaense. Contra o goiano, 34.001 km. 

Do quarteto que fará parte da Série A em 2020, o Sport foi quem mais viajou (Foto: Eryck Gomes)
Do quarteto que fará parte da Série A em 2020, o Sport foi quem mais viajou (Foto: Eryck Gomes)


A quantidade de viagens impacta diretamente no desempenho dentro de campo. E isso não se restringe apenas ao cansaço. Com mais tempo em aviões, há ausência de treinamentos, de recuperação física e trabalhos específicos para prevenção de lesões. A questão não é novidade, e talvez por conta disso outros problemas decorrentes acabam sendo desprezados.

Para os números apresentados no texto, considerou-se a distância entre o estádio do time mandante e o do visitante. Nos casos de duas rodadas fora de casa em sequência, foi catalogado o percurso entre a realização do primeiro e segundo jogos, somado ao trajeto de retorno da respectiva equipe. No caso de clubes próximos, o roteiro analisado levou em conta vias terrestres.

Jogadores mais utilizados pelo Sport

Durante a Série B, o Rubro Negro utilizou 31 jogadores. Quem mais esteve em campo foi o zagueiro Rafael Thyere, com 3.198 minutos. O atleta mais relevante foi Guilherme, artilheiro do campeonato, com 17 gols. O atacante também foi quem mais participou de tentos anotados, 23, no total. E, bom, não para por aí. Sete dos gols do camisa 11 deram a vitória ao Leão. Outro destaque individual foi Charles. O volante desarmou 116 vezes na competição, líder no quesito. 

Abaixo, uma lista com os 11 atletas com a maior minutagem do Sport na Série B.

Ao todo, o Sport utilizou 31 jogadores em toda a Série B (Foto: Eryck Gomes)
Ao todo, o Sport utilizou 31 jogadores em toda a Série B (Foto: Eryck Gomes)


Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também