Via Lima: Vai voltar de ônibus? Saiba como amenizar dores da viagem

Torcedores do Flamengo na invasão a Lima (Matheus Dantas)
Torcedores do Flamengo na invasão a Lima (Matheus Dantas)


O torcedor do Flamengo invadiu Lima e vai trazer na mala o título da Copa Libertadores - conquistada pelo rubro-negro neste sábado, com a vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, de virada. Mas o retorno ao Brasil pode ser longo e doloroso - especialmente para aqueles que utilizarão a via terrestre.

Pensando nisso, o LANCE! ouviu o terapeuta corporal André Yano, embaixador do "método Yano" em território nacional. O profissional deu dicas de como amenizar os efeitos causados pela longa viagem de volta.

- O excesso de tempo sentado pode ser prejudicial para quem não está fisicamente preparado para isso. O ideal é que os torcedores se sentem com a lombar o mais junto possível do encosto da poltrona e que mantenham os dois pés no chão. É importante pensar em paradas estratégicas durante a viagem para realizar alongamentos nos baços, nas pernas. Outra dica para quem sente dor nas costas é alongar o pescoço para os lados, pois isso alivia a tensão dos ombros - sugeriu.




O problema, segundo Yano, pode não estar somente durante a estadia dentro de carros, ônibus ou vans. A bagagem, por mais repleta de felicidade por parte da torcida rubro-negra, no fim das contas, pode ser um vilão.

- Para evitar dor nas costas em viagens longas é preciso observar a forma como pegamos nossas bagagens, que costumam ser pesadas. Devemos ter uma boa postura na hora de erguer estes pesos. Para isso, recomenda-se flexionar os joelhos e levantar o peso com a coluna ereta - ensina o terapeuta.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), 27 milhões de brasileiros sofrem com dores nas costas. Para quem sofre cronicamente da condição, é necessário ter uma rotina de cuidados ainda mais rigorosa durante a viagem.

Para quem já sente dor na coluna frequentemente, o ideal é que tenham uma boa postura. É importante também que, a cada 30 minuto, todos se levantem um pouco para ativar a circulação - completou.

A delegação Flamengo desembarcou na tarde deste domingo no Rio de Janeiro, onde, em desfile aberto, foi recepcionado pelo torcedor local. Os que retornam ou retornarão por via terrestre podem enfrentar uma viagem de 116 horas até a capital carioca.








Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também