Verstappen largará na pole na corrida sprint do GP da Emilia-Romagna

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 min de leitura
GUGLIELMO MANGIAPANE
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, conseguiu sua primeira pole position do ano no treino de classificação do Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1 nesta sexta-feira e largará na frente na corrida sprint de sábado, no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola.

"Foi delicado, seco, (depois) chuva, muito escorregadio. Foi agitado, uma classificação longa, mas no final estou muito feliz por estar aqui", disse Verstappen depois do treino.

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, completa a primeira fila de amanhã. Mas nada está decidido para o grid de largada do GP de domingo, que será determinado pelos resultados da corrida sprint.

O britânico Lando Norris (McLaren) e o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) formam a segunda fila, com o espanhol Fernando Alonso (Alpine) e o australiano Daniel Ricciardo (McLaren) na terceira.

O mexicano Sergio Pérez (Red Bull), o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) e o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) completam o top-10.

Com treino debaixo de chuva, a última sessão (Q3) foi marcada pela ausência da Mercedes, algo que não acontecia desde 2012. George Russell foi apenas o 11º e Lewis Hamilton o 13º.

Assim como em 2021, a Fórmula 1 repete o formato com corrida sprint na véspera de um GP, mas introduzindo algumas novidades. Por exemplo, a pole oficial - a que conta para as estatísticas - é atribuída ao piloto mais rápido na classificação de sexta, e não ao vencedor da corrida curta de sábado.

Na corrida sprint, os oito primeiros somam pontos no Mundial de pilotos (de oito pontos para o primeiro a um ponto para o oitavo).

Além da Emilia Romagna, este formato também está previsto para o GP da Áustria (de 10 a 12 de julho) e para o GP do Brasil (de 11 a 13 de novembro).

hdy/hpa/iga/cb

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos