Verstappen garante a pole no último GP da temporada de F1 em Abu Dhabi

ABU DHABI (Reuters) - O piloto Max Verstappen conseguiu a última pole position do ano, com uma volta intensa neste sábado na sessão classificatória no Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada, terminando à frente do colega de equipe Sérgio Pérez, que completou a linha de frente para a Red Bull.

Verstappen fechou o circuito iluminado por holofotes em 1m23,824s.

Pérez foi o segundo, 0,228 segundos atrás do bicampeão mundial, deixando para trás o rival da Ferrari Charles Leclerc, com a dupla empatada em pontos e engajada em uma batalha dura pelo segundo lugar da competição.

A pole em Abu Dhabi é a vigésima da carreira de Verstappen e a sétima dele na temporada.

O holandês teve dificuldades com a aderência dos pneus durante a segunda fase da classificação. Ele também passou por um susto no início da disputa pelo primeiro lugar, quando seu carro morreu no box, mas, uma vez na pista, ele foi imparável.

Verstappen melhorou na última volta, mas sua primeira tentativa já foi suficiente para garantir a pole.

Carlos Sainz será o quarto a largar na segunda fila, ao lado do companheiro de Ferrari, Leclerc.

Lewis Hamilton, em quinto, liderou o companheiro George Russell em uma definição da Mercedes na terceira fila.

Hamilton busca sua primeira vitória na temporada, mas terá uma tarefa difícil para manter intacto seu histórico de conquistar pelo menos uma corrida todo ano.

Lando Norris foi o sétimo, pela McLaren, à frente de Esteban Ocon, da Alpine.

Sebastian Vettel conseguiu o nono lugar com a Aston Martin.

Daniel Ricciardo, que deve voltar para a Red Bull como terceiro piloto na próxima temporada, garantiu o décimo lugar em seu último treino classificatório pela McLaren.

(Por Abhishek Takle)