#Verificamos: Foto de soldados americanos em avião é antiga e não tem relação com o Irã

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

por Nathália Afonso

Circula pelas redes sociais uma foto de militares sentados em um avião. A legenda que acompanha essa imagem informa que soldados americanos estão sendo enviados para o Irã. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

“Urgente Cerca de 10 mil soldados americanos estão indo em direção ao Irã, Trump já disse, se o Irã atacar a América, soldados americanos estarão prontos para atacar 52 locais do Irã”
Legenda de foto no Facebook que, até as 17h de 7 de janeiro de 2020, tinha mais de 400 compartilhamentos

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não tem relação com as tensões recentes entre os Estados Unidos e o Irã. Segundo o site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a foto foi tirada em janeiro de 2013 e mostra soldados americanos no Aeródromo de Bagram, base militar americana no Afeganistão. 

A legenda da foto informa que esses soldados estavam voltando para os Estados Unidos após missão no Afeganistão. O registro foi feito pelo então primeiro-tenente do Exército dos Estados Unidos Henry Chan. 

ferramenta TinEye mostra que, a partir de 2015, essa foto começou a ser circular nas redes sociais como meme.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Leia também