#Verificamos: É falso que Lula defendeu Moro após renúncia do ex-ministro

Yahoo Notícias

Por PLÍNIO LOPES

Circula nas redes sociais uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando um microfone. De acordo com a legenda, Lula teria dito que Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e ex-juiz, é “um homem justo e honesto que julga com justiça”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Reprodução
Reprodução
Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

“Lula sai em defesa do Sérgio Moro e afirma: Homem justo e honesto que julga com justiça”
Legenda de imagem compartilhada no Facebook que até as 15h do dia 27 de abril de 2020 tinha mais de 6 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Por WhatsApp, a assessoria de imprensa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “Lula nunca falou isso”. A assessoria disse ainda que o ex-presidente acha que “Moro é um mentiroso que o julgou de forma injusta, sem apresentar provas ou sequer explicar que crime Lula teria cometido”.

A publicação foi feita na sexta-feira, dia 24 de abril, logo após o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, renunciar ao cargo e acusar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de tentar interferir em investigações da Polícia Federal, com a troca da direção da instituição. Na ocasião, Lula disse que “os dois [Moro e Bolsonaro] são bandidos” – e não defendeu ex-ministro.

A fotografia utilizada na publicação é antiga e não tem relação com o caso. Ela foi registrada por Rodolfo Buhrer, da Reuters, em 28 de março de 2018 durante um discurso feito por Lula em Curitiba

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook. 

Editado por: Chico Marés

Leia também