Venda de Endrick ao Real Madrid deve ser a maior da história do Palmeiras


O Palmeiras está próximo de negociar Endrick, uma das maiores joias surgidas na Academia de Futebol nos tempos recentes. O destino do atacante de 16 anos deve ser o Real Madrid, que fez uma proposta de 72 milhões de euros (R$ 396 milhões de acordo com a cotação atual) — as cifras foram divulgadas pelo jornalista Fabrizio Romano. Caso as tratativas se concretizem por estes valores, será a maior venda da história do clube paulista.

> Veja as 20 maiores vendas já feitas por clubes brasileiros

Ao todo, a equipe madrilenha oferece 12 milhões de euros a mais do que o previsto na multa rescisória, firmada no contrato profissional do jovem com o Verdão. O dinheiro “extra” seria para cobrir os impostos e taxas da Espanha, que exige 15% do valor das negociações com o futebol brasileiro. A diretoria palmeirense trabalha com a ideia de receber o valor integral da multa, sem descontos, e por essa razão a oferta do Real Madrid agradou internamente.


Com a venda de Endrick sendo confirmada, ele passará Gabriel Jesus no ranking de maiores negociações da história do Palmeiras. O centroavante da Seleção Brasileira foi negociado com o Manchester City, no final de 2016, por cerca de 32 milhões de euros e ocupa a primeira posição na lista, de acordo com os valores corrigidos.

No ranking ainda estão os "gringos" Matías Viña e Yerry Mina. O uruguaio chegou ao clube em 2020, foi peça fundamental nos títulos da Libertadores e Copa do Brasil e acabou vendido à Roma por 13 milhões de euros. Já o colombiano foi contratado em 2016, conquistou a simpatia da torcida, levantou a taça do Brasileirão daquele ano e foi negociado com o Barcelona, por 12,3 milhões de euros.

Matías Viña
Matías Viña

Matías Viña foi revelado pelo Nacional-URU e depois atuou no Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A lista das maiores vendas do Palmeiras ainda conta com Rivaldo, campeão do mundo com o Brasil, em 2002. Além do ex-meia, o Verdão também tem entre as maiores negociações jogadores como Roque Júnior, Alex, Gabriel Veron e Keirrison.

Rivaldo - Palmeiras
Rivaldo - Palmeiras

Rivaldo foi campeão da Copa do Mundo e jogou no Palmeiras (Foto: ORLANDO KISSNER/AE)

ALGUMAS DAS MAIORES VENDAS DO PALMEIRAS

- Gabriel Jesus (Manchester City - 2016): 32 milhões de euros
- Matías Viña (Roma - 2021): 13 milhões de euros
- Yerry Mina (Barcelona - 2018): 12,3 milhões de euros
- Keirrison (Barcelona - 2009): 14 milhões de euros
- Rivaldo (La Coruña - 1996): 12 milhões de euros
- Henrique (Barcelona - 2008): 8 milhões de euros
- Alex (Parma - 2000): 16 milhões de dólares
​- Roque Júnior (Milan - 2000): 16 milhões de dólares
- Gabriel Veron (Porto - 2022): 10 milhões de euros