"Velha" Bélgica tenta superar rumores de racha por vaga nas oitavas

Jogadores da Bélgica se reúnem antes do jogo contra o Marrocos. Foto: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Jogadores da Bélgica se reúnem antes do jogo contra o Marrocos. Foto: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Semifinalista da Copa do Mundo em 2018, a Bélgica chegou ao Catar com mais uma chance de provar a qualidade de sua famosa "geração". Com Kevin de Bruyne, recentemente escolhido terceiro melhor jogador do mundo, Eden Hazard, Romelu Lukaku, o goleiro Thibaut Courtois e outros nomes de respeito os belgas caíram no grupo F, ao lado de Croácia, Marrocos e Canadá.

Após vencer o Canadá na estreia sem apresentar grande futebol, a Bélgica pegou um Marrocos motivado que em grande noite de Ziyech impôs aos belgas uma derrota por 2 a 0.

Leia também:

O que se seguiu foi uma troca de acusações através de declarações polêmicas de alguns dos craques do time. No dia antes da derrota para os marroquinos, o jornal inglês The Guardian publicou uma entrevista com Kevin de Bruyne, astro do Manchester City, em que ele comentava a possibilidade da Bélgica vencer a Copa do Mundo.“Sem chances. Estamos muito velhos”, teria dito o craque. A fala pegou muito mal entre os companheiros de seleção, e depois do jogo com o Marrocos o zagueiro Jan Vertonghen retrucou. “Acho que atacamos mal, porque nosso ataque também está envelhecendo”, comentou o jogador na zona mista.

Pra completar a lista de rumores da seleção belga, o jornal francês L'Equipe publicou reportagem que afirma que Kevin De Bruyne e Courtois não se falam há anos devido a motivos particulares, assim como Michy Batshuayi e Romelu Lukaku. O meia Eden Hazard e atacante Leandro Trossard também teriam problemas de relacionamento. Ainda segundo o jornal após a derrota para o Marrocos, Vertonghen, Eden Hazard e de Bruyne quase teriam chegado às vias de fato.

O técnico Roberto Martinez admitiu que existem alguns problemas no elenco, mas que tudo seria motivado pela vontade de vencer aliada ao tempo em que os jogadores já atuam juntos.

O que precisa a Bélgica para se classificar?

Nesta quinta-feira (1º) a Bélgica entra em campo às 12h, horário de Brasília, contra a líder do grupo, a Croácia. Vice-campeões em 2018, o croatas começaram sua campanha no Catar com um sonolento empate em 0 a 0 com Marrocos. Depois disso a Croácia se recuperou e goleou o Canadá por 4 a 1, e agora tentar confirmar a classificação.

Caso perca a Bélgica estará eliminada, marcando, possivelmente, o fim do ciclo da "Boa Geração Belga" na seleção. Porém em caso de vitória a Bélgica pode se classificar até como primeira do grupo.

Se ficar no empate com a Croácia, a Bélgica precisa que o Canadá, já eliminado, derrote o Marrocos por uma diferença maior do que 3 gols.