Vela: por falta de vento, Martine e Kahena têm regata por medalha adiada nos Jogos Olímpicos de Tóquio

·2 minuto de leitura


Como diz o ditado "na ponta do vento, molha-se a vela", mas dessa vez as embarcações das iatistas Martine Grael e Kahena Kunze estão secas. Já que a regata por medalha da classe 49erFX de vela, que iria acontecer nesta segunda-feira (02) foi adiada por falta de ventos. A prova foi remarcada para esta terça-feira (03), mas ainda não tem definido um horário. A ansiedade só aumenta a fim de descobrir se as brasileiras vão subir ao pódio.

- É uma coisa normal, aconteceu pouco aqui nesta Olimpíada, mas é normal. A gente depende do vento está bom para velejar. Hoje estava uma situação complicada, primeiro o vento estava fraco, depois poderia ter uma passagem de frente que poderia ter rajada e chuva, ia ter vento instável e seria uma loteria. Não dá para decidir um Campeonato assim. Amanhã a previsão é bem melhor, não deve ter problema - disse o coordenador da seleção brasileira, Torben Garael, ao "Globoesporte.com".

Depois da última regata as brasileiras estão provisoriamente na segunda posição geral, com 70 pontos perdidos. As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz têm a mesma pontuação, mas ganham na ordem de desempate. As velejadoras Tina Lutz e Susann Beucke, da Alemanha, estão com 73 e atualmente em terceiro.

As atuais campeãs olímpicas Grael e Kahena chegaram em Tóquio como uma das favoritas a medalha de ouro. Na sua trajetória estiveram no pódio, recebendo a medalha de prata nos Campeonatos Mundiais de 2017 e 2019, além de subirem no lugar mais alto do pódio no Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

As regatas da dupla brasileira Ana Luiza Barbachan e Fernanda Oliveira, da classe 470 e as da dupla Marco Grael e Gabriel Borges, da classe 49er também foram adiadas. Os torneios de vela estão sendo disputados no Yatch Club de Enoshima, ilha localizada a 55km do centro de Tóquio.

Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos