Veja os pontos discutidos para o Campeonato Mexicano se encerrar


O encerramento do Campeonato Mexicano de forma precoce pode acontecer nesta quarta-feira, mas cinco clubes têm a intenção de seguir com a competição, enquanto os outros 13 são contrários. A decisão será baseada em três critérios: a saúde, as questões econômicas e o aspecto esportivo do torneio.

O tema da segurança sanitária é o mais relevante e esta decisão fica a cargo do governo e não das equipes, independentemente de quais sejam suas vontades. As circunstâncias no México são diferentes das da Alemanha, onde o futebol retornou. Além disso, jogadores devem exigir algumas garantias para suas saúdes.

A questão financeira é o motivo mais complexo para a retomada ou não da competição, pois a premissa é de que se não há jogos, o impacto econômico nos times pode ser devastador. No entanto, a “Televisa” e “TV Azteca”, detentoras dos direitos de transmissão do campeonato, contemplam um encerramento precoce, pagando o que foi acordado para este torneio, mas podendo renegociar os contratos das próximas épocas. A “Fox Sports” analisa as opções.

Outro aspecto que tange a questão financeira são os patrocinadores que já atrasam alguns pagamentos aos clubes. Algumas equipes projetam que com o retorno do Campeonato Mexicano, as marcas voltem a cumrprir seus compromissos. No entanto, o pagamento imediato dos acordos é improvável mediante a crise que todos sofrem.

Por fim, o aspecto esportivo da competição já está comprometido, pois não há chance do Clausura 2020 ser disputado no próximo mês de junho. Dessa forma, há poucas semanas no calendário para que o torneio possa acontecer, além de ter que começar o Apertura 2020 e arcar com compromissos como as datas Fifa.

Um dos principais times que brigam pelo retorno imediato do Campeonato Mexicano é o Chivas Guadalajara, que deve levar propostas para o regresso do torneio nesta quarta-feira. No entanto, a tendência é de que a competição possa ser encerrada mais cedo.











Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também