Vasco e Pinheiros abrem playoffs do Novo Basquete Brasil

Adversários na última rodada da fase de classificação, equipes fazem primeiro jogo em São Januário (RJ)

Um dos confrontos da rodada que fechou a fase de classificação, E.C. Pinheiros e Vasco da Gama voltam a se enfrentar três dias depois para a primeira partida dos playoffs do NBB. O duelo será nesta terça-feira, em São Januário (RJ), às 19h30, com transmissão dos canais SporTV.

No último sábado, as duas equipes travaram um duelo bastante equilibrado em solo paulista pela última rodada da primeira fase. No fim, melhor para o time cruzmaltino, que virou no final e venceu por 81 a 72. O resultado deixou o Pinheiros na oitava colocação e provocou um novo confronto contra o Gigante da Colina, que terminou em nono.

- Jogamos no sábado para tentar manter o sexto lugar, não conseguimos e ficamos em oitavo. O Vasco é um time de qualidade, que venceu os dois jogos contra nós na fase de classificação. Fizemos dois bons jogos contra eles, bem equilibrados, mas temos que melhorar em alguns aspectos táticos, de entendimento e leitura de jogo, mas para melhorarmos nosso desempenho - declarou o técnico pinheirense, César Guidetti.

Todas as séries dos playoffs, incluindo a grande decisão, acontecem em uma melhor de cinco jogos, sempre com a segunda, terceira e quinta partidas na casa de equipe de melhor campanha na fase de classificação.

Depois do primeiro duelo em São Januário, a série migrará para São Paulo, onde as equipes farão os Jogos 2 e 3 nesta sexta-feira, às 21h30, ao vivo no SporTV, e domingo, às 16 horas, com transmissão do #NBBnaWeb via Facebook Live, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. O vencedor do confronto pegará o líder Flamengo nas quartas de final.

- Temos o mando de quadra e precisamos saber usar isso. Agora está tudo zerado e, como todos costumam dizer, começa outra competição. Tudo do zero. Respeitamos muito a equipe do Vasco, a tradição da camisa que eles têm, mas estamos bastante focados e vamos com tudo para conseguir avançar às quartas de final - completou Guidetti.

- É muito bom começar a série jogando em casa. Ganhar o Jogo 1 em casa coloca uma pressão psicológica para o adversário, que tem que vencer os dois em casa. Teremos a oportunidade de fazer isso e precisamos aproveitar ao máximo o apoio da torcida para sairmos vitoriosos nessa partida - declarou Nezinho, do Vasco.

Apesar de jogar seu primeiro playoff no campeonato, experiência é o que não falta no elenco do Vasco. Quase todos os atletas do plantel já disputaram pelo menos uma semifinal da competição ao longo de suas carreiras, sendo que oito deles já foram finalistas - Nezinho, Murilo, Hélio, Márcio, Wagner, Bruninho, Marcellus e Drudi.

- Certamente a experiência pode fazer a diferença para nós, mas não podemos ficar sentados nesse fato. Temos que trabalhar bem taticamente e defensivamente para tentar fazer a diferença dentro do jogo e vencer as partidas. É um momento chave no campeonato e nossa estava esperando por esse momento - declarou o armador cruzmaltino Nezinho, tricampeão do NBB.

Do outro lado, o Pinheiros conta com elenco mais jovem e tem cinco atletas que já ultrapassaram as semifinais do maior campeonato do basquete brasileiro: Holloway, Gemerson e Arthur Casimiro, todos pelo Paulistano/Corpore em 2013/2014, além de Thiago Mathias, em 2014/2015 com o Gocil/Bauru Basket, e Teichmann, com o Flamengo em 2009/2010. Todos foram vice-campeões.

Na fase de classificação da atual temporada, o Vasco da Gama levou vantagem nos dois duelos contra o Pinheiros. Além da partida do último sábado em São Paulo, o time do técnico Dedé Barbosa fez valer o fator casa e bateu os pinheirenses também em São Januário, no primeiro turno, por apertados 72 a 70.

- Será uma série dificílima. Ter vencido os dois jogos contra eles na fase de classificação não quer dizer nada. Oscilamos muito durante o campeonato, mas também vencemos os quatro primeiros colocados. Jogaremos o primeiro duelo em casa, temos obrigação de vencer, pois estamos na desvantagem no mando. Será um grande jogo, pois assim como nós, eles também estarão bem preparados para essa partida - disse Murilo Becker, do Vasco.





















E MAIS: