Vascaíno e fanático pelo River Plate, pai homenageia filhos com nomes de ídolos Francescoli e Zidane Romário

Gabriel Grey
LANCE!


Não há dúvidas que a paixão do torcedor brasileiro pelo futebol é grande. É comum ver pais colocando o nome de ídolos em seus filhos para homenageá-los, até mesmo de um craque estrangeiro. Vicente Ferreira, aos 55 anos, é torcedor do Vasco e do River Plate, e fã número 1 de Enzo Francescoli, craque uruguaio que marcou época no time argentino. Fanático pela história dos Millonarios, ele registrou seu primeiro filho de Frantchescoli e, do seu segundo, de Zidane Romário.

'El Príncipe', como era conhecido Francescoli, é considerado um dos maiores ídolos da história do River Plate e um dos maiores jogadores uruguaios de todos os tempos. Com seu estilo clássico e elegante, disputou duas Copas do Mundo pelo Uruguai, em 86 e 90, e se tornou o maior goleador estrangeiro do River, conquistando a Libertadores de 96.

Vicente Ferreira, grande admirador de Francescoli, colocou o nome de seu primeiro filho de Frantchescoli, e não imagina no que estava por vir. Em abril de 1996, o River enviou uma carta de agradecimento e uma blusa de Francescoli autografada.



Francescoli é homenageado por vascaíno
Francescoli é homenageado por vascaíno
Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Frantchescoli com a camisa enviado pelo River Plate - (Foto: Reprodução)

- Foi uma surpresa e uma honra, pois não é comum um brasileiro ser tão bem prestigiado pelos argentinos, como eu fui, ainda mais se tratando da rivalidade que existe entra Brasil e Argentina no futebol - disse Vicente.

Segundo Vicente, Frantchescoli tem um 'T' e um 'H' a mais no nome para a pronúncia ficar parecida com o espanhol das narrações. Atualmente com 23 anos, o jovem diz gostar da homenagem feita pelo seu pai e mostrou que carrega também a paixão pelo River.

- Me sinto muito honrado pelo fato de ser um nome muito importante e conhecido mundialmente. O River vem sendo um dos melhores times da América do Sul, se não o melhor - disse o jovem Frantchescoli.

No ano seguinte, durante uma partida entre Vasco e River Plate, em São Januário, Ferreira conseguiu encontrar o ídolo e levar seu filho até Francescoli, mas não foi fácil.

- Foi no jogo entre Vasco e River Plate no dia 30 de Outubro de 1997, pela primeira fase da Supercopa dos Campeões da Libertadores em São Januário. Mas foi uma sorte muito grande, porque o Francescoli não estava relacionado para partida, porém eu, minha esposa levando o Frantchescoli, fomos assim mesmo acreditando que ele viria com a delegação do River Plate. Por nossa predestinação, fomos muito bem recebidos pelos dirigentes que estavam presentes e mais ainda pelo próprio Francescoli, que veio até a minha esposa e pediu para pegar o Frantchescoli no colo e o levou para o vestiário. Logo em seguida voltou trazendo o meu filho e com ele estava a outra camisa (vermelha) e os seguranças que estavam com a delegação do River Plate fizeram um círculo e neste momento foi quando pude tirar a foto recebendo mais um presente dele. Esse momento é uma gratidão que sempre ficará entre mim e toda a minha família, ali a minha história tornou-se realidade - disse Ferreira, que ainda explicou a motivação das homenagens.







Francescoli é homenageado por vascaíno
Francescoli é homenageado por vascaíno

Frantchescoli no colo de Francescoli, em São Jaunuário - (Foto: Reprodução)

- A ideia nasceu da minha paixão pelo futebol. Como quase todo menino, tentei jogar bola, mas a vida me encaminhou para outros lados. Mas daí surgiu a vontade de homenagear figuras importantes do mundo da bola quando tivesse meus filhos. Então, combinei com a minha esposa que, caso nascessem meninos, eu daria os nomes. Se fossem meninas, ela ficaria a cargo disso. Tive a sorte, vieram dois rapazes. Os quais levam os nomes das lendas do futebol mundial o Frantchescoli e, depois, veio o Zidane Romário.

A idolatria por Romário é fácil de entender para um torcedor vascaíno, mas porque Zidane? O craque francês, assim como Vicente Ferreira, é fã declarado de Francescoli e assim surgiu uma forma de homenagear novamente seu ídolo, colocando o nome de seu segundo filho de Zidane Romário.

Montagem - Certidões River Plate
Montagem - Certidões River Plate

Certidões de nascimento dos filhos de Vicente Ferreira - (Foto: Reprodução)

No embalo da grande final, Vicente irá se juntar aos seus filhos e torcer pelo River na grande decisão. O fanático torcedor ainda disse que Marcelo Gallardo pode pegar dicas com o atual time de Luxemburgo, após o último clássico emocionante, que terminou empatado em 4 a 4, n Maracanã.

- A equipe do River Plate levantou 10 taças nos últimos 5 anos com o Gallardo, uma taça a cada seis meses e que vai fazer mais um final depois da libertadores, a final da copa argentina. Com isso o River está levando uma leve vantagem, pelo fato de ser um time totalmente copeiro. O professor Luxemburgo mostrou que o Flamengo tem suas deficiências, acredito que o Gallardo deve tirar um bom aproveito do jogo entre Vasco e Flamengo, analisando suas falhas - analisou Vicente.

Flamengo e River Plate vão se enfrentar pelo título da Libertadores no próximo sábado, às 17h, no estádio Monumental, em Lima, no Peru.





Leia também