Vanderlei Luxemburgo completa 68 anos neste domingo


Hoje é dia de festa para Vanderlei Luxemburgo. Neste dia 10 de maio, o técnico do Palmeiras completa 68 anos de idade e disse durante a semana, em um misto de nostalgia e compromisso, que gostaria de encerrar a carreira no clube.

- Minha carreira não está longeva mais, né? Está muito mais próxima de terminar. Quem sabe não termino a carreira no Palmeiras, com uma grande conquista. Aí, posso me aposentar...

Olhando para trás, Luxa tem uma série de passagens marcantes, começando pelo próprio Palmeiras. Este é seu quinto trabalho no clube, iniciado no início de 2020, mas que agora está paralisado por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, no início da semana, ele e sua comissão técnica, visando mitigar os atrasos do elenco em relação à parte física, estão dando treinos de forma online, até novas medidas serem divulgadas pelas entidades responsáveis no estado de São Paulo.

Relembre, então, as conquistas da carreira do técnico, não só no Palmeiras, mas em toda a sua carreira.





Vanderlei Luxemburgo foi jogador profissional, tendo atuado como lateral-esquerdo no Flamengo, Internacional e Botafogo, entre 1971 e 1980. Depois, partiu para a carreira de treinador, começando no Campo Grande. O “profexô” passou por muitos clubes, portanto, citaremos os principais, com as maiores conquistas da carreira.

No Bragantino, conquistou a Série B de 89 e o Paulista de 90, enquanto no Palmeiras, venceu os Paulistas de 1993, 94, 96 e 2008; os Brasileiros de 93 e 94, o Torneio Rio-São Paulo de 1993 e a Florida Cup neste ano. No rival Corinthians, conquistou o Brasileiro de 98 e o Paulista de 2001, enquanto, no Santos, levou para casa o Brasileiro de 2004, os Paulistas de 2006 e 2007 e o Torneio Rio-São Paulo de 97.

Saindo de São Paulo, Luxa tem títulos no Cruzeiro (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro de 2003), Atlético-MG (Mineiro de 2010), Flamengo (Carioca, Taça Guanabara e Taça Rio de 2011) e Sport (Pernambucano de 2017).

Para finalizar, Luxemburgo também foi técnico da Seleção Brasileira, tendo conquistado a Copa América de 1999 e o Pré-Olímpico Sub-23 em 2000. Fora do Brasil, teve passagem discreta pelo Real Madrid, além de Tianjin Quanjian, Al-Shabab e outros.







Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também