Vanderlei e Everaldo são bons reforços para o Vasco da Gama?

Nathalia Almeida
·2 minuto de leitura

Ao mesmo tempo em que acompanhavam a partida contra o Macaé, torcedores do Vasco da Gama debatiam, nas redes sociais, a possível chegada de mais dois reforços à São Januário para a sequência da temporada: o ponta Everaldo, que não seguirá no Corinthians; e o goleiro Vanderlei, fora dos planos do Grêmio. Os dois rumores ganharam força nos últimos dias e tomaram "corpo de negociação" nos bastidores do clube carioca, que mantém o foco de seu planejamento na disputa da Série B, competição mais importante de seu calendário.

A pergunta que fica é: Vanderlei e Everaldo são bons reforços para o Gigante da Colina? Estes são os setores que o clube deveria priorizar no mercado? Vamos por partes...

Everaldo não se firmou no Corinthians | Alexandre Schneider/Getty Images
Everaldo não se firmou no Corinthians | Alexandre Schneider/Getty Images

A provável chegada de Vanderlei à São Januário faz bastante sentido, já que o clube carioca selou recentemente a saída do experiente Fernando Miguel, autor de um texto bastante emocionado ao comunicar sua despedida do Vasco. Na hierarquia da posição dentro do elenco atual, o substituto natural é o jovem Lucão, goleiro com status de promessa e dono de grande potencial de evolução. Ele tem sido o titular cruzmaltino no Carioca, sequência importante para ganhar ritmo e aprimorar os pontos fracos de seu jogo: só crescerá se receber minutos e oportunidades.

Ainda assim, não é aconselhável que o clube vá para a disputa da Série B sem uma alternativa mais 'rodada' e experiente para a posição e, por isso, a contratação de Vanderlei (em termos acessíveis financeiramente ao Vasco) se faz justa. É fato que o goleiro de 37 anos já não performa no altíssimo nível que nos habituamos a acompanhar entre 2014 e 2016, mas tem condições de recuperar a boa forma e ser muito útil para um clube em reconstrução.

Vanderlei dificilmente seguirá no Grêmio | Pool/Getty Images
Vanderlei dificilmente seguirá no Grêmio | Pool/Getty Images

Sobre Everaldo, trata-se de uma incógnita: vimos a sua 'verdadeira versão' nos poucos bons jogos que fez pelo Fluminense ou seu futebol é o que acompanhamos na passagem apagadíssima pelo Corinthians? Se for contratado a baixo custo, talvez seja uma aposta válida, mas é difícil acreditar que o Vasco não tenha, em sua forte base, outros atletas que possam desempenhar esse mesmo papel/função tática. Everaldo é um ponta veloz e driblador, mas peca demais na tomada de decisão e não é um bom finalizador. Precisa muito de uma 'volta por cima' após sumir no Parque São Jorge, mas o Vasco é gigante e precisa de jogadores capazes de chamar a responsabilidade neste ano que tende a ser duro para o Gigante da Colina.