Van Gaal encerra ciclo invicto pela Holanda e aumenta rumores de aposentadoria


Louis Van Gaal é um dos maiores treinadores da história da Holanda. Mesmo sem ter conquistado a Copa do Mundo, o técnico jamais perdeu na competição e encerrou o ciclo na Laranja sem derrotas, com 19 jogos disputados. Agora, o caminho parece ser a aposentadoria, embora o comandante não tenha descartado um retorno por proposta 'irrecusável'.

INVENCIBILIDADE

A volta de Van Gaal ao comando da Holanda foi triunfal. O treinador assumiu após trabalho abaixo das expectativas de Frank De Boer, em 2020, e colocou a Laranja como uma das seleções mais prestigiadas do mundo. Bem na Liga das Nações e sem sustos nas Eliminatórias, a equipe justificava as posições com excelente futebol e destaque como Van Dijk e Frenkie De Jong.

Somando com 2014, Van Gaal tem 12 partidas pela Holanda em Copas do Mundo, oito vitórias e dois empates. As duas eliminações, curiosamente, vieram dos pés da Argentina. Na edição disputada no Brasil, as equipes se enfrentaram na semifinal, enquanto dessa vez, foi nas quartas de final. Ambas terminaram com empate no tempo normal e decisão por pênaltis.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

Além disso, Van Gaal também encerrou o ciclo de mais de dois anos sem perder. Ao todo, foram 20 jogos pela Laranja, com 14 vitórias e seis empates. As médias de quase três gols por partida mostram um futebol ofensivo e, mesmo que tenha sido criticado na Copa do Mundo, pode deixar saudade nos torcedores.

Louis van Gaal
Louis van Gaal

Van Gaal comandou a Holanda pela última vez nesta sexta-feira (EFE/Rodrigo Jiménez)

Agora, o próximo caminho de Van Gaal deve ser a aposentadoria. O técnico já revelou que não pretende retornar ao futebol após a Copa do Mundo, embora tenha comentado que, caso uma proposta irrecusável apareça, será difícil de manter o posicionamento.

- Na verdade, acho que vou me aposentar. Só estou fazendo isso pela Holanda agora pois era uma situação de emergência, mas nunca diga nunca. Temos o grande exemplo do Dick Advocaat. Ele é mais velho do que eu e pegou um trabalho agora na 2ª divisão - disse, antes de completar:

+ Copa do Mundo: conheça Weghorst, destaque improvável da Holanda em jogo contra a Argentina

- Então, se eu for apresentado a um desafio legal, que eu ache que é um desafio maravilhoso, pode muito bem ser que eu continue a trabalhar como treinador. Eu tenho 71 anos, e claro que sei que ainda estou bonitão e parecendo muito mais jovem - brincou, em entrevista coletiva.

Van Gaal também teve problemas longe das quatro linhas recentemente, quando enfrentou um câncer de próstata. Ele realizou sessões de radioterapia no ano passado sem dividir a dor com seus jogadores, que só descobriram a doença do técnico depois de algum tempo.