Van Gaal encerra ciclo invicto pela Holanda e aumenta rumores de aposentadoria
Louis Van Gaal é um dos maiores treinadores da história da Holanda. Mesmo sem ter conquistado a Copa do Mundo, o técnico jamais perdeu na competição e encerrou o ciclo na Laranja sem derrotas, com 19 jogos disputados. Agora, o caminho parece ser a aposentadoria, embora o comandante não tenha descartado um retorno por proposta 'irrecusåvel'.
INVENCIBILIDADE
A volta de Van Gaal ao comando da Holanda foi triunfal. O treinador assumiu após trabalho abaixo das expectativas de Frank De Boer, em 2020, e colocou a Laranja como uma das seleçÔes mais prestigiadas do mundo. Bem na Liga das NaçÔes e sem sustos nas Eliminatórias, a equipe justificava as posiçÔes com excelente futebol e destaque como Van Dijk e Frenkie De Jong.
Somando com 2014, Van Gaal tem 12 partidas pela Holanda em Copas do Mundo, oito vitĂłrias e dois empates. As duas eliminaçÔes, curiosamente, vieram dos pĂ©s da Argentina. Na edição disputada no Brasil, as equipes se enfrentaram na semifinal, enquanto dessa vez, foi nas quartas de final. Ambas terminaram com empate no tempo normal e decisĂŁo por pĂȘnaltis.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo
AlĂ©m disso, Van Gaal tambĂ©m encerrou o ciclo de mais de dois anos sem perder. Ao todo, foram 20 jogos pela Laranja, com 14 vitĂłrias e seis empates. As mĂ©dias de quase trĂȘs gols por partida mostram um futebol ofensivo e, mesmo que tenha sido criticado na Copa do Mundo, pode deixar saudade nos torcedores.
Van Gaal comandou a Holanda pela Ășltima vez nesta sexta-feira (EFE/Rodrigo JimĂ©nez)
Agora, o prĂłximo caminho de Van Gaal deve ser a aposentadoria. O tĂ©cnico jĂĄ revelou que nĂŁo pretende retornar ao futebol apĂłs a Copa do Mundo, embora tenha comentado que, caso uma proposta irrecusĂĄvel apareça, serĂĄ difĂcil de manter o posicionamento.
- Na verdade, acho que vou me aposentar. SĂł estou fazendo isso pela Holanda agora pois era uma situação de emergĂȘncia, mas nunca diga nunca. Temos o grande exemplo do Dick Advocaat. Ele Ă© mais velho do que eu e pegou um trabalho agora na 2ÂȘ divisĂŁo - disse, antes de completar:
+ Copa do Mundo: conheça Weghorst, destaque improvåvel da Holanda em jogo contra a Argentina
- EntĂŁo, se eu for apresentado a um desafio legal, que eu ache que Ă© um desafio maravilhoso, pode muito bem ser que eu continue a trabalhar como treinador. Eu tenho 71 anos, e claro que sei que ainda estou bonitĂŁo e parecendo muito mais jovem - brincou, em entrevista coletiva.
â
Van Gaal também teve problemas longe das quatro linhas recentemente, quando enfrentou um cùncer de próstata. Ele realizou sessÔes de radioterapia no ano passado sem dividir a dor com seus jogadores, que só descobriram a doença do técnico depois de algum tempo.