Valverde, Sampaoli, Koeman? Os atributos dos possíveis substitutos de Luis Enrique

Escolher o próximo técnico do Barcelona é um negócio complexo.

No Camp Nou, esta nunca é uma situação simples, como olhar para os atuais campeões da Premier League ou Serie A. Há uma identidade - mes que un club - que deve ser seguida dentro e fora de campo.

Como figura principal do time, o treinador deve assegurar a proteção dos valores do clube que é um símbolo da cultura catalã.

Portanto, quando Luis Enrique deixar o clube no verão, a hierarquia do Barça não deve ir atrás de nomes como Antonio Conte, Massimiliano Allegri ou Thomas Tuchel. Os antigos acordos provam isso. Ninguém teria apontado Pep Guardiola, Tito Vilanova, Gerardo Martino ou Luis Enrique como um dos 10 melhores técnicos do mundo quando começaram a trabalhar na Catalunha.

Portanto, seguindo as premissas de sempre da cúpula do Barça, quais são os prós e contras de cada candidato? Aqui estão os favoritos para chegar ao Camp Nou no verão.

Ernesto Valverde Athletic Club La Liga


(Foto: Getty Images)

Ernesto Valverde é o técnico do Athletic Bilbao. Ele é o favorito para substituir Luis Enrique e, de acordo com inúmeras reportagens, já foi procurado pela cúpula do Barça.

Primeiro nome da lista, o treinador de 53 anos é conhecedor do clube e de sua cultura. Ele passou muito tempo como jogador do Barcelona e enquanto esteve no clube foi muito bem. 

O risco, certamente, é que ele nunca treinou um clube deste tamanho e seu maior sucesso foi na Grécia, onde venceu a liga local três vezes seguidas com o Olympiakos. 

Jorge Sampaoli Sevilla


(Foto: Getty Images)

Jorge Sampaoli é uma escolha popular entre os torcedores do Barcelona. Ele é intenso, de poucas palavras, e teve o seu principal trabalho na Copa América, com as cores da Seleção Chilena. Ele faz um ótimo trabalho no Sevilla, que ocupa atualmente a terceira posição de La Liga. 

O argentino seria mais uma perfeita escolha por conta da forma de jogar. Sampaoli é da escola de Marcelo Bielsa, que influenciou bastante o catalão Pep Guardiola e acredita na troca de passes, pressão e na força do coletivo sobre o individual. 

Mas se ele tem tanto em comum com o clube, por que não está no topo da lista? Provavelmente, devido à política interna e dúvidas. Apesar de Sampaoli ser totalmente compatível com o perfil do Barça, a diretoria tem preferência por alguém que já atuou no clube.

Ronald Koeman Everton Premier League


(Foto: Getty Images)

Koeman parece ser o anti-Sampaoli. Um ex-jogador que poderia estar nesta corrida porque ele é um nome na história do Barça.

Para ser justo, o holandês foi um excepcional jogador que foi crucial para o Time dos Sonhos de Johann Cruyff e marcou o gol que garantiu ao clube a primeira conquista europeia. Ele venceu três títulos da Eredivisie como técnico e fez um bom trabalho pelo Southampton.

Mas ele não conseguiu aumentar o seu status na Premier League como aconteceu com Mauricio Pochettino, que teve um início no mesmo clube. Ele gosta que suas equipes retenham a bola e troquem passes no meio de campo.