Valverde faz mudanças na rotina do Barcelona

Ernesto Valverde compareceu a sala de imprensa na tarde deste sábado às 17h30, para mais uma coletiva de imprensa na Cidade Esportiva de Sant Joan Despí, na véspera da estreia do Barça na La Liga contra o Bétis.

O 'Txingurri' já havia marcado coletivas de imprensa sobre os jogos da Supercopa no dia anterior aos duelos pela tarde. Esta é uma das novidades do novo treinador do Barcelona em relação a Luis Enrique e também seus outros antecessores.

Além de sua atenção com a imprensa o treinador vem fazendo mudanças significativas no clube. O treinamento pré-jogo acontecerá na noite anterior ao duelo e não pela manhã, como no resto da semana, fazendo com que os atletas se acostumem com os biorritmos já que as partidas não são disputadas pela manhã, exceto em casos excepcionais. Com Lucho, havia apenas uma sessão preparatória pela tarde, caso tivessem que viajar logo depois para jogar contra um oponente no dia seguinte e não pudessem se deslocar para o duelo no mesmo dia.

Ernesto Valverde Robert Fernandez Barcelona

Crédito: Getty

Com Valverde tampouco terá que esperar até o dia do jogo, mesmo quando o duelo for disputado em casa, para saber a lista dos convocados. A relação será revelada um dia antes e os descartados não precisarão se preocupar se irão ou não ao jogo. Estes tampouco deverão ser apresentar na Cidade Esportiva na manhã do dia do jogo, já que Valverde não é a favor de fazer um treinamento leve algumas horas antes de jogar, como fez Luis Enrique, Gerardo Martino, Tito Vilanova e Pep Guardiola. Desde a época de Frank Rijkaard, não havia descanso na mesma manhã do jogo.

O que não muda com Valverde é a ausência de concentração em um hotel antes dos jogos a serem disputados no Camp Nou e a ideia de ir e voltar a Barcelona no dia, desde que o horário do apito inicial o permita. Esta rotina entrou em vigor logo que Guardiola começou a treinar o clube.